Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

13.4.06
 
"ACABAR - JÁ - COM A VIOLÊNCIA CONTRA AS CRIANÇAS !!!.."
Lê-se e não se acredita : "Na educação do ser humano justifica-se uma correcção moderada que pode incluir alguns castigos corporais ou outros . Será utópico pensar o contrário e cremos bem que estão postas de parte, no plano científico, as teorias que defendem a abstenção total deste tipo de castigos moderados (...) a finalidade educativa pode justificar uma ou outra leve ofensa corporal simples ..." etc.etc (espero que em breve seja aqui introduzido o acórdão dos juizes João Bernardo, Pires Salpico, Henriques Gaspar e Políbio Flor, do Supremo Tribunal de Justiça, referente a crime de maus tratos a crianças deficientes mentais.

Não pretendo discutir a decisão final e sim a argumentação usada - de que acima se dá um exemplo - e que parece extraída doutras eras. Saberão os doutos juizes que existe uma Convenção dos Direitos da Crianças, assinada por Portugal há mais de uma década ? Saberão os doutos juizes que está em curso uma campanha mundial promovida pela ONU que se intitula justamente "Acabar - já ! - com a violência contra as crianças!" ?

Recordo que as Inquietações Pedagógicas já publicaram, aliás, duas páginas no Jornal de Letras sobre esta problemática : uma, sob a minha coordenação, a propósito desta campanha da ONU e dos contextos onde é preciso combater esta violência (casa, escola, internatos, comunidade); e outra, coordenada pela Conceição Moita, mais especificamente sobre a violênica contra as crianças nestes lares de acolhimento e internatos.

Enquanto não voltamos a este assunto aconselho que leiam os posts sobre esse tema no blog www.bichos-carpinteiros.blogspot.com

Maria Emília Brederode Santos

Comments:
Gostei de ler este post.Mas não seria útil transcrever algumas normas da declaração dos direitos da criança que o Estado português assinou?
 
Bom trabalho
 
Enviar um comentário

<< Home