Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

13.4.06
 
Cambridge

Andava há uns dias em Cambridge no meio de inúmeros grupos de estudantes do ensino secundário das mais variadas nacionalidades, a pensar nos alunos portugueses que tão poucas oportunidades têm de viajar, nos problemas que encontram os professores que resolvem tomar a iniciativa de sair do país com os seus alunos, nas preferências em matéria de destinos escolhidos pelos finalistas portugueses.....quando, à porta do King’s College, dei com um grupo de alunos portugueses. A minha primeira reacção foi pensar que vinham de uma escola privada, onde as oportunidades deste tipo são, em geral, maiores. Afinal vinham de uma escola pública, a Anselmo de Andrade, em Almada. Foi bom ver ali aqueles jovens cheios de curiosidade e felizes por lá estarem. Felicitei as professoras responsáveis pela organização da viagem.
Ainda bem que me enganei......
Seria bom que estes exemplos fossem muito mais frequentes e que os jovens portugueses tivessem cada vez mais oportunidades de conhecer a Europa e os desafios culturais que ela oferece. Estas visitas valem pelos conhecimentos que os alunos adquirem sobre esta lindíssima cidade, mas sobretudo pelo contacto com o ambiente numa grande universidade europeia onde se cruzam, mesmo que brevemente, com jovens de muitos países.
Seria importante que a desburocratização chegasse também aos procedimentos para a realização de visitas de estudo dos jovens portugueses a outros países da Europa.
E, já agora, que fossem criados estímulos nesse sentido, e reconhecido o mérito aos professores que desenvolvem estes projectos.

Ana Maria Bettencourt

Comments:
Fotos muito expressivas (e bonitas), ilustrando uma problemática importante.
Para lá de que a realização de visitas de estudo (de estudo mesmo...) dá muito trabalho,e só professores com postura de "militância" as organizam, em Portugal tem-se desvalorizado recentemente o ensino da História. Não se entende o valor formativo da História e da relação com o Património para a cidadania...
 
Enviar um comentário

<< Home