Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

12.4.06
 
Estudar e conhecer o património
No Rijksmuseum


A qualidade das fotografias não está à altura da intensidade e da beleza das cenas, mas testemunha uma acção educativa de grande significado, o contacto das crianças com o museu, no Rijksmuseum.
Em quase todas as salas do museu, como uma ilha no meio de um mar de dezenas de outros visitantes, havia um grupo de crianças ou de jovens das mais variadas idades, orientados por um monitor/a e acompanhados por um ou mais professores.
As visitas de estudo são pagas, por grupo e por adulto
Vejam a página do Museu, onde se apresentam as condições da realização das visitas
http://www.rijksmuseum.nl/onderwijs?lang=en
A barra à esquerda abre, entre outros, para o campo da Educação. Aí se apresentam as condições das visitas (dimensão dos grupos, custo do acompanhamento por um guia, temas) e ainda outras vias para explorar o espólio do Museu. E com muito melhores fotos do que estas…

Há ainda outras vias para explorar o espólio do Museu: uma base de dados, com informação que viabiliza a exploração e apresentações interactivas das peças.
Vale a pena seguir: para cada peça, várias fichas contextualizam historicamente, referem as técnicas de pintura, desvendam sentidos, questionam (Por exemplo a Ronda da Noite tem 14 entradas).
É um percurso de estímulo ao estudo autónomo e sistematizado, ou simplesmente à fruição das obras.


Maria José Martins

Comments:
Sugestões muito interessantes e úteis para os professores.
 
Enviar um comentário

<< Home