Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

23.4.06
 
Reaparecimento da NOESIS
Reaparecimento da Noesis

Para que a inovação educativa seja consistente não pode ser improvisada. Necessita de vários ingredientes, entre os quais estudo, reflexão sobre a prática, acompanhamento, modos de agir que favoreçam a implicação dos professores, e dispositivos que permitam apoiar, difundir e avaliar as inovações.
Em 2002 foi extinto o Instituto de Inovação Educacional (IIE) desaparecendo com ele um centro decisivo para o apoio à inovação. Os responsáveis por essa acção leviana, que nunca foi explicada, deixavam transparecer que eram inúteis os estudos em torno da inovação. Para eles bastaria provavelmente regressar ao passado e fazer tudo como dantes. Desprezavam a dificuldade trazida pelos desafios do mundo actual, designadamente as TIC e ignoravam também os efeitos da democratização do acesso a todos os níveis de ensino.
Cortaram assim as antenas entre o Ministério da Educação as escolas e os professores que no terreno queriam inovar para melhorar as aprendizagens dos alunos. Destruíram projectos de coordenação interescolas e redes que trabalhavam as mudanças.
Porque para se fazer um trabalho sério, rigoroso e adaptado aos novos desafios do mundo actual e da democratização do ensino, a inovação é indispensável, saúdo o reaparecimento da Noesis, que pode, com a qualidade comprovada da sua direcção e equipa, vir a ocupar de novo um espaço importante como instrumento de apoio, difusão e produção de conhecimento sobre as inovações.

Ana Maria Bettencourt

Comments:
Não tenho dúvida de que vai ser um excelente contributo para alargar boas práticas. Que venha para ficar!
 
Concordo.
Espero também que além da Noésis reapareça algo que substitua cabalmente o que foi o IIE.
Fico à espera.
 
A Noesis voltou a ser editada. Ainda bem, porque faz falta!
Era uma referência junto dos professores e das escolas - informava, divulgava e ajudava a reflectir...
A sua extinção conjuntamente com a do IIE deixou um vazio e ficou por explicar.
 
Enviar um comentário

<< Home