Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

14.4.06
 
Vêem como é pertinente - e urgente - a campanha da ONU "Acabar já com a violência contra as crianças" em Portugal ?
ESta campanha da ONU não tem sido levada a sério em Portugal, como se os casos de violência familiar denunciados - as Vanessas torturadas por pais e avós - fossem produtos de monstros numa sociedade de bons - e brandos - costumes.

Mas não é assim. A tolerância à violência familiar é enorme : nas instituições que deviam defender as crianças, nas mentalidades de vizinhos e amigos, nas expressões populares como "de pequenino se torce o pepino", "quem dá o pão dá o pau", "um safanão dado a tempo nunca fez mal a ninguém"...

O pior é mesmo quando essa tolerância toma roupagens académicas e científicas. É contra isso que me insurjo no caso deste acórdão e não contra a decisão propriamente dita. A arguida, trabalhando das 7 h da manhã às 23 h e ainda passando a noite na instituição,nãoestaria certamente em condições para o desempenho do cargo mesmo que tivesse preparação para tal ( o que também não era o caso).

Não se trata portanto de crucificar ninguém mas de denunciar uma cultura vigente de tolerância para com a violência (física mas não só...) contra as crianças,contrária ao direito positivo e aos compromissos internacionais assinados por Portugal nessa matéria.

Maria Emília Brederode Santos

Comments:
Vamos então defender essa causa...as Inquietações Pedagógicas poderiam animar um movimento nesse sentido!
 
Enviar um comentário

<< Home