Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

23.5.06
 
Castelos e Imagens
Sabiam que Portel é o centro do mundo quando se trata de castelos em imagens ? Pois bem : de há uns três anos a esta parte o realizador Lauro António tem vindo a organizar, para a Câmara Municipal de Portel, um festival de cinema intitulado "O Castelo em Imagens". O pretexto é claro foi o castelo de Portel, mas o festival trata e homenageia todos os castelos portugueses e mesmo "o castelo como símbolo e expressão". De Tim Burton a Orson Wells, de Miyazaki a Nick Park - durante uma semana, em Portel, foi possível ver tanto os castelos de D. Quixote como os de Elsinore e mesmo os de Harry Potter e os de Narnia...

Mas o festival não se limita a mostrar bom cinema. Há dois anos, criou-se um Concurso Nacional Escolar de pintura, desenho, fotografia, video ou DVD. Este ano o número de concorrentes duplicou : 800 obras a concurso ! O júri, de que alegremente fiz parte, só teve a dificuldade da escolha : não eram só muitas obras (que aliás vieram de Timor, Chile, Alemanha, EUA... além, naturalmente, de Portugal) como eram também muitas obras de qualidade. Um regalo e um consolo !

Maria Emília Brederode Santos

Comments:
A vida não é só divertimento.Sem penitência não há conhecimento.Muito esforço é o que lhe recomendo.Veja de novo os vídeos para ensaiar a nova pedagogia...
 
Lamentável! Por aqui, é prática todos assinarmos o que escrevemos e as opiniões que damos. Respeitamos os percursos e as opiniões uns dos outros. Não pode ser respeitado quem não respeita, nem quem, tendo uma opinião diferente, não argumenta serena e adequadamente, acabando mesmo por se manter anónimo.

É também lamentável que muita genta na nossa praça continue a opor o prazer de aprender, de conhecer, ao esforço. Não teremos, a maior parte de nós, sentido um enorme prazer por termos conseguido ultrapassar um desafio esforçadamente, seja ele qual for?

E ainda, relacionando com este artigo, quem consegue aprender de forma descontextualizada e em ambientes culturalmente pobres? ... Não poderão os castelos e tudo o que eles comportam, ser uma fonte de inspiração para a produção cultural e uma porta de entrada para a história, para o imaginário, para a poesia, para as expressões artísticas, para a expressão escrita, etc, etc?

A investigação ensinou-nos já há alguns anos que as crianças que têm mais sucesso na escola são as que são filhas da classe média e que por essa razão vivem rodeadas de uma maior quantidade de estimulos e modelos que vão ao encontro das exigências da escola. No entanto, hoje a escola é para TODOS, e todos nós, enquanto sociedade, devemos empenhar-nos para criar as condições mais favoráveis para que todas as crianças e jovens aprendam e vão o mais longe possível. Tenho um amigo que diz que todos somos responsáveis pelos sucessos de cada indíviduo - não pudemos cuidar de um sucesso colectivo, enquanto sociedade, enquanto não cuidarmos do sucesso de cada um. É assim que ganham toda a pertinência iniciativas como a que é aqui relatada.
Margarida Belchior
(Professora 1º CEB)
2006/05/26
 
Ola Margarida

Obrigada pelo seu contributo.

O castigador ficou com a careca a mostra !

Maria Emilia
 
Obrigada pela referência!
Saiba que pode já consultar a programação do V Festival e 4º Concurso Nacional Escolar "O Castelo em Imagens" em www.portel.pt ou em www.abrotea.blogspot.com
 
Enviar um comentário

<< Home