Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

3.5.06
 
Freud e o exemplo de humildade e rigor de António Damásio
Freud e o exemplo de humildade e rigor de António Damásio

Comemoram-se 150 anos do nascimento de Freud, pai da psicanálise.
Não queria deixar passar esta data sem referir a importância de Freud para a compreensão dos processos educativos.
Não sendo pedagogo, Freud esteve na origem de grandes inquietações pedagógicas, dando um forte contributo para o conhecimento do funcionamento da mente humana. Este conhecimento tem sido muito relevante designadamente para se poder compreender os efeitos da acção educativa em contextos como a família ou a escola. Veja-se, por exemplo, na Pedagogia Institucional as experiências vividas, em que a Psicanálise tem um papel de grande significado na compreensão das relações educativas e na organização da vida escolar.
Da literatura saída no fim-de-semana sobre Freud, gostaria de salientar a interessante entrevista concedida por António Damásio ao Público, onde este coloca Freud entre grandes vultos dos últimos dois séculos (com Darwin e William James).
Confesso que o que mais me impressionou nas palavras de A. Damásio foi, não só a referência aos seus trabalhos sobre os mecanismos fundamentais da emoção, mas sobretudo a sua humildade ao afirmar que a sua opinião, ao avaliar a pertinência actual da psicanálise face a outras terapias, ...”tem tanto valor como outra. Como neurocientista, como neurologista, não tenho prática psicanalítica e não tenho maneira de avaliar proporcionalmente qual é o impacto real da psicanálise no mundo de hoje”. Noutro momento da entrevista, interrogado sobre pertinência da psicanálise, responde que não tem “conhecimento suficiente para dar uma resposta sensata”.
Muitos dos opinionmakers que tudo resolveriam em dois tempos, no domínio da educação, deveriam aprender esta humildade científica com Damásio.
É difícil aceitar nos nossos dias o modo como são realizados julgamentos sumários da pedagogia por pessoas que revelam grande ignorância sobre teorias, práticas pedagógicas e contextos educativos.

Ana Maria Bettencourt

Comments:
Realmente a humildade ciêntica de Damásio contrasta com o discurso arrazador e arrogante de novos autores que se dão o direito de opinar sobre aquilo que nunca experienciaram. Está na berra a demagogia. Mas a moda passará. Obrigada pela seu post. E penso que vale a pena ir falando sobre o fenómeno que está a indignar tanta gente.
 
Obrigada. Tem razão.
Era bom que algumas pessoas fossem passar uns dias nas instituições das quais tudo desconhecem e de que falam levianamente.
 
Referem-se a um tal Crato? Quem é?
 
O Crato é um 'convencidinho da Silva'!
 
Nuno Crato tem tido grande sucesso, designadamente entre os professores. Algumas das suas propostas práticas têm sido seguidas recentemente pelo nosso Ministério da Educação, parecendo que o acolheram como conselheiro ou ideólogo. O seu "sucesso" radica, na minha opinião, em arrebanhar habilidosamente o senso comum que existe em todos nós. Em Portugal esta "moda" começou com Filomena Mónica, continuou com Fátima Bonifácio e com outros colunistas e editores da nossa comunicação social. Como dura há mais de 6 meses é mais do que uma moda é uma tendência forte e para durar. Antídotos precisam-se...
 
.
Mil (1000) vezes mais importante que esse Damásio é/foi o PADRE HIMALAIA.

Porque é que a Igreja Católica e as Cabecinhas pensadoras deste País não o divulgam?!?!?!

Aqui vai um Concurso útil para as Escolas.


--- Concurso Solar Padre Himalaya - Edição 2006: Divulgação das ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Em http://www.cienciaviva.pt/rede/energia/himalaya2006/home/

Ou em http://www.cienciaviva.pt/home/ / Concurso Solar Padre Himalaya / Uma iniciativa da SPES para a divulgação das energias renováveis, com o apoio da Ciência Viva.

Nota 1: Em 2005 inscreveram-se 70 Escolas. Em 2006 – e para quem não acredita em melhorias superiores a 100% - houve um AUMENTO SUPERIOR A 150%. Inscreveram-se 187 Escolas.

Nota 2: Padre Himalaia versus Energia Solar. Ver http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/destaques/destaques1204.asp

Nota 3: Uma FREGUESIA RENOVÁVEL. Ver http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/cr/cr.htm


PROPOSTA DE MELHORIA: As PRAIAS da costa Portuguesa estão a ser “COMIDAS” PELO MAR. Porque é que não constróiem DIQUES PROTECTORES que sejam PLATAFORMAS GERADORAS de ENERGIA DAS ONDAS?


ÚLTIMA HORA: MelhoriaS.

MELHORIA 3 – “Açores: Governo regional SUBSIDIA Energias Renováveis até 250 mil Euros”
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=226000

MELHORIA 2 – “Renováveis em força”, Investimentos de 2 mil milhões (2.000.000.000), http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=200413&idselect=11&idCanal=11&p=200

MELHORIA 1 - “Portugal vai ter MEGA CENTRAL SOLAR”, http://dn.sapo.pt/2006/04/28/economia/portugal_ter_megacentral_solar.html

Conclui-se deste artigo que há milhares de PROJECTOS PARA APROVAR mas na DGE (Direcção-Geral de Energia) deve haver muitos INCOMPETENTES ou devem ter TIRADO O CURSO UNIVERSITÁRIO A COPIAR!!!



EXTRA DOCUMENTO:


--- PUBLICIDADE ENGANOSA (Será?!): Paguem um ORDENADO DE SEIS MIL E CEM (6100) EUROS, mensal, a cada um dos TRÊS DAS JUNTAS de Freguesia: O Presidente, o Tesoureiro e o Secretário.

Nota 1 – Sejam eles de que Partidos forem.

Nota 2 – Sejam eles Doutores, Engenheiros ou tenham a 4ª classe.

? Porquê? Porque as Juntas de Freguesia são o PRIMEIRO PILAR DA GOVERNAÇÃO de um País.

Em http://www.correiodominho.com/noticia.ler.php?SD=24&IDTema=7&ID=20776
ou caso falhe em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_04.html#565183


Braga, 19.4.2006

mauricio_102@sapo.pt
 
Enviar um comentário

<< Home