Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

27.5.06
 
INQUIETACOES PEDAGOGICAS DE BUDAPESTE
Escrevo de Budapeste, do Centro Europeu da Juventude, Conselho da Europa. Trata-se de uma reuniao destinada a preparar um manual de Educacao para os Direitos Humanos para criancas.

Algumas impressoes : Nao ha televisao (tambem nao ha til, nem cedilha, nem acentos...) Nao ha televisao nos quartos, nao ha televisao na sala dos computadores (sete computadores e duas impressoras a disposicao de qualquer habitante ou visita do Centro). Numa sala ha uma televisao esquecida como um movel velho e que ha muito deixou de funcionar.

A StaatsOpera apresenta espectaculos todas as noites : cinco horas seguidas de Wagner, um ballet classico mas com algumas inovacoes e ousadias (Meyerling), a Tosca... Nao param.

E depois ha os banhos . Parece que e a maior ocupacao de lazer dos hungaros mas ainda nao tive tempo de ver.

Quanto a escola, as hungaras do Conselho da Europa queixam-se que e excessivamente academica, autoritaria e competitiva !!! Que me dizem a estas inquietacoes exoticas ?

Maria Emilia Brederode Santos

Comments:
Budapeste, 1988, Julho, uma cidade incrivelmente bela, ver 'buda' de peste' ao final da tarde, tomar o pequeno-almoço na esplanada do r/c do Hotel Gellert. A propósito, não perder os banhos do Hotel Gellert - não existe nada igual nem em termos arquitectónicos nem em termos de banhos propriamente ditos.
Sobre o academismo das escolas na europa central, há um longo caminho a percorrer... esperemos que no sentido mais inovador.

João Filipe Matos
 
Eu quero ver as húngaras,com acento, mas é cá!
 
pois é! Velhos tempos e hábitos que ainda persistem e que estão já em franco recuo!!!
Perguntou como eram os preços dos livros? Pergunte e verá a resposta...
 
best regards, nice info
» » »
 
Enviar um comentário

<< Home