Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

11.6.06
 
Boas-vindas à escola a tempo inteiro !
Saudemos o anúncio feito pela Ministra da Educação da "escola a tempo inteiro" : que, a partir do próximo ano lectivo, todas as escolas do 1º ciclo funcionem até às 17:30, oferecendo 25 h curriculares semanais e 10 h semanais de "enriquecimento curricular" (de oferta obrigatória pelas escolas mas não de frequência obrigatória pelas crianças) a gerir pelas escolas, tirando partido dos recursos existentes localmente.

De facto, o horário das escolas de 1º ciclo, mesmo ou sobretudo as de turno único, não se coadunava minimamente com as condições de vida actuais. O seu alargamento era assim indispensável e o modo como vai ser feito parece-me satisfatório para todas as partes :

. Enriquece e diversifica as aprendizagens das crianças;
. Obriga o Estado/as escolas mas não as crianças e suas famílias;
. Não vem sobrecarregar os professores;
. Reforça a autonomia curricular das escolas;
. Favorece o aproveitamento dos recursos extra-escolares existentes no meio;
. Co-responsabiliza escolas, autarquias e famílias, concretizando o tal provérbio índio - "É preciso uma aldeia inteira para criar uma criança"- que a Hillary Clinton relançou.

Mas também deve haver problemas e inconvenientes. Uma carta ao director do Público, assinada por Mª José Metello de Seixas e publicada a 7 de Junho, levanta alguns problemas relativos à rede escolar e às condições do trabalho de equipa dos professores nas escolas. Sem serem impeditivas da medida, são certamente questões a ter em conta.

Maria Emília Brederode Santos
.

Comments:
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! cialis for order Care cosmetic natural skin dodge stealth
 
Enviar um comentário

<< Home