Inquietações Pedagógicas
"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…" Jorge de Sena in Metamorfoses
9.6.06
Escola a Tempo Inteiro
Escola a Tempo Inteiro
Nunca esquecerei as lágrimas do João, 13 anos, que suplicava que o deixassem ir trabalhar, ficar em casa... não suportava a escola. Tinha crescido num meio muito isolado, tinha frequentado uma escola do 1º ciclo muito pequena...não conseguia adaptar-se a uma cidade de média dimensão. Sentia-se mal nas aulas, nos recreios....
Este aluno tinha encontrado no conselho executivo as melhores boas vontades, tinha professores muito empenhados, mas a resolução de casos como o do João - que veio depois a abandonar precocemente a escola - não pode passar por um somatório de boas vontades ou pelo esforço de professores isolados, mesmo que muito competentes. Tem de passar por profundas mudanças a nível organizativo e pedagógico.
É claro que o João tinha um passado escolar que o penalizava muito, que tornava o seu caso muito difícil. Penso no entanto que precisamos de ser capazes de dar respostas adequadas à população que temos, com as histórias escolares que possuem.
É muito grave a falta de eficácia da escola no enquadramento, apoio e resolução dos problemas daqueles que encontram dificuldades pelo caminho.
A escola portuguesa funciona bem, para os que aprendem bem, mas abandona, de forma inaceitável, muitos alunos.
Antes estavam fora da escola. Hoje estão lá, mas a escola não lhes dá as respostas adequadas. Aprendem pouco. Apesar de terem professores que durante toda a sua vida foram bons professores. Professores que sabem muito.
Pessoalmente penso que as principais causas justificativas da ineficácia da escola não residem nos professores mas sim na organização escolar.
Precisamos de uma escola a tempo inteiro, mais responsável pelos percursos escolares dos seus alunos.
Nunca entendi como se considerava normal/aceitável que a escola não fosse a tempo inteiro. Que os planos que iam existindo não dessem prioridade à ruptura com o modelo existente, nos horários das escolas, nos equipamentos escolares, na formação dos professores, nos ritmos e organização da vida escolar.
A escola a tempo inteiro é essencial para que os professores não sejam injustamente encarados pela sociedade, como os bodes expiatórios de uma organização que não funciona e de que todos somos responsáveis.
Acredito que não somos menos capazes do que os outros países europeus.
Penso que precisamos de uma escola mais rica culturalmente em que os alunos trabalhem mais e sejam mais apoiados, e em que os professores sejam capazes de trabalhar em equipa para resolver de forma eficaz os problemas do insucesso e do abandono escolar.
Uma escola a tempo inteiro é uma escola mais responsável pelos percursos escolares dos seus alunos. Não esquecendo de deixar à sociedade o que é da sociedade...
Ana Maria Bettencourt
Comments:
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Cara Ana
nada me move contra o conceito de Escola a Tempo Inteiro.
Acho que, entretanto, este conceito serviu para deixar cair outro, o de Escola de Turno Único, com Regime de Horário Normal.
Muitas das nossas escolas dos 2º, 3º ciclo e secundárias (o mesmo acontece com algumas, menos, do 1.º ciclo) têm de desdobrar os horários, criando as escolas da manhã, com as turmas e os alunos da manhã e os professores da manhã, assim como os da... tarde. Essa é uma realidade organizacional que constrange imenso as possibilidades das escolas formarem equipas pedagógicas comuns a várias turmas, que elaborassem projectos consequentes e que acompanhassem os alunos por vários anos. Em nome da igualdade da qualidade da educação provida a todos os alunos deveriam encetar-se passos decisivos no caminho do turno único. Que eu saiba na Europa o turno único é norma, ou não?
Outra das questões que me é cara é a da dimensão das escolas. Eu não acredito que escolas com uma imensidão de alunos e de professores possa ter um carácter humano. Em nome da gestão de recursos escassos continuam a ver-se escolas de dimensão imensa. Não me parece ser boa solução.
nada me move contra o conceito de Escola a Tempo Inteiro.
Acho que, entretanto, este conceito serviu para deixar cair outro, o de Escola de Turno Único, com Regime de Horário Normal.
Muitas das nossas escolas dos 2º, 3º ciclo e secundárias (o mesmo acontece com algumas, menos, do 1.º ciclo) têm de desdobrar os horários, criando as escolas da manhã, com as turmas e os alunos da manhã e os professores da manhã, assim como os da... tarde. Essa é uma realidade organizacional que constrange imenso as possibilidades das escolas formarem equipas pedagógicas comuns a várias turmas, que elaborassem projectos consequentes e que acompanhassem os alunos por vários anos. Em nome da igualdade da qualidade da educação provida a todos os alunos deveriam encetar-se passos decisivos no caminho do turno único. Que eu saiba na Europa o turno único é norma, ou não?
Outra das questões que me é cara é a da dimensão das escolas. Eu não acredito que escolas com uma imensidão de alunos e de professores possa ter um carácter humano. Em nome da gestão de recursos escassos continuam a ver-se escolas de dimensão imensa. Não me parece ser boa solução.
Concordo com Henrique Santos sobre a importância da escola de turno único.
A escola a tempo inteiro deve incluir, a meu ver, a escola de turno único.
A dimensão das escolas é igualmente muito importante: a redução do nº de alunos nas escolas muito grandes, o aumento nas escolas demasiado pequenas e o redimensionamento das escolas pela criação de grupos de professores /equipas pedagógicas, com grupos de alunos. A actual dispersão dos professres por uma imensidão de alunos/turmas/disciplinas é dramática.
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A escola a tempo inteiro deve incluir, a meu ver, a escola de turno único.
A dimensão das escolas é igualmente muito importante: a redução do nº de alunos nas escolas muito grandes, o aumento nas escolas demasiado pequenas e o redimensionamento das escolas pela criação de grupos de professores /equipas pedagógicas, com grupos de alunos. A actual dispersão dos professres por uma imensidão de alunos/turmas/disciplinas é dramática.
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