Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

10.7.06
 
Novo número da NOESIS
Já está cá fora o nº 66 da Noesis, todo bonito com as ilustrações bem humoradas de João Vaz de Carvalho.

O tema do dossier - "Mãos na Massa!" - é o Ensino Experimental das Ciências com um artigo de enquadramento teórico de António Cachapuz (Universidade de Aveiro) , outro, mais prático de Isabel Martins, responsável pelo Programa para a Generalização do Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico a iniciar em 2006-2007, uma entrevista com Rosália Vargas, coordenadora do Ciência Viva, reportagens em escolas do pré-escolar ao secundário. O destacável com fichas de actividades para crianças dos 8 aos 12 anos (1º e 2º ciclos) é da autoria de Mª Odete Valente (da Faculdade de Ciências) e intitula-se "Mãos na massa ... com a cabeça a pensar" Várias páginas dedicadas a recursos (desde centros de Ciência Viva a livros e sites na internet) completam este dossier bastante oportuno já que o ensino experimental das ciências é uma prioridade da política educativa actual.

Mas outro tema atravessa de certa maneira este número da Noesis : o Debate Nacional de Educação organizado pelo CNE. Ele é um dos principais temas da entrevista com Júlio Pedrosa, Presidente do Conselho Nacional de Educação e da rubrica Lá Fora onde TEresa Gaspar se debruça sobre os "grandes debates" que tiveram lugar em Espanha e em França.

O artigo de opinião é de Mª Céu Roldão e trata do "trabalho colaborativo" dos professores. Madalena Mota, professora de Geografia, mostra-nos o seu "diário" onde conta como desenvolveu um trabalho envolvendo as TIC na Geografia. O artigo de estudo/investigação é de Mariana Dias e incide sobre os desafios que a sociedade do Conhecimento coloca ao sistema educativo português.

A visita de estudo leva-nos ao palácio de Queluz e aos hábitos de higiene - ou falta dela - entre os seus reais habitantes do séc. XVIII. A camapanha de sensibilização deste número gostaria de ajudar a prevenir incêndios e a rubrica de leitura da imagem - "Com olhos de ver" - mostra-nos o "quarto imaginário" de Picasso tal como o viu o pintor Nikias Sakapinakis cuja exposição está no Museu Arpad Szènes-Vieira da Silva até 23 de Julho.

A revista já deve ter sido distribuida por todas as escolas do país.

Comments: Enviar um comentário

<< Home