Inquietações Pedagógicas
"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…" Jorge de Sena in Metamorfoses
24.7.06
O Exame dos Exames
Como a Teresa Gaspar (ver post) também vi o debate parlamentar que decorreu a 20/7 sobre os exames do secundário e não gostei. É muito pertinente a defesa que faz da necessidade de se pensar seriamente a adequação dos exames.
O enredo curricular, em que estamos é, a meu ver, responsável pela situação criada, de difícil explicação. Nestas circunstâncias, não estou muito convencida de que houvesse outra solução mais adequada. Mudar o que estava pior e era injusto, num contexto em que ao que parece quase tudo estava mal, era obviamente discutível, mas um caminho possível.
A explicação dada revelou fragilidades mas, pior ainda foi o comportamento de grande parte da oposição parlamentar, que adoptou um figurino que raiou em muitos casos a má educação. É confrangedor como a intervenção parlamentar, se situa à margem do conhecimento e do debate de grande parte das questões essenciais para fazer avançar um sector decisivo para o país. Naquele exame sobre os exames ficaram a perder os jovens, e, ao contrário do que se diz com base em parâmetros de avaliação mais do que discutíveis, ninguém ganhou.
Agora que se defende cada vez mais uma avaliação para todos, seria bom que o trabalho parlamentar também fosse avaliado, por critérios que contribuíssem para a democracia e para a recuperação, que considero essencial, da imagem do Parlamento. Habituámo-nos a avaliar o estilo e o jeito dos protagonistas, mas não chega....
Acredito que o Parlamento poderia dar um contributo decisivo numa perspectiva de fiscalização, conhecimento e construção de soluções visando a melhoria da educação, mas não o fez naquele dia, nem o tem feito.
Ao contrário, tem permitido a quase clandestinidade das reformas curriculares por exemplo e a criação de efémeras agendas mediáticas que não contribuem para criar mais qualidade e equidade na educação. Seria bom que a AR ajudasse por exemplo a conhecer as dificuldades e obstáculos que encontram escolas e professores, para melhorar os seus resultados, e que discutisse que passos podem ser dados para os ultrapassar, de que modo as reformas, as medidas tomadas e as experiências e esforços de muitos professores e escolas contribuem para os ultrapassarem.
Ana Maria Bettencourt
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Num país onde todos ficávamos a ganhar se existisse maior capacidade de trabalho político em torno dos problemas da educação
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