Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

4.7.06
 
Professores escrevem livros
Estas últimas semanas assistimos a um fenómeno novo : professores do 1º ciclo escrevem sobre a sua experiência de ensino, revelando - confirmando - a existência de um saber específico dos professores.

Foi primeiro a Manuela Castro Neves e o seu "Da Vida na Escola". Foi depois o Pascal Paulus com "A escola faz-se com Pessoas". Por "acaso" trata-se de dois elementos do Movimento da Escola Moderna, o principal movimento pedagógico em Portugal que, durante décadas, com a maior discrição, foi promovendo uma formação contínua reflexiva dos professores. Ambos tiveram também o apoio e o reconhecimento do ensino superior - da ESE de Lisboa, num caso, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação no outro.

Puxando a brasa à minha sardinha recordaria que a Noesis, nesta sua nova fase, também iniciou uma rubrica "Diàrio de um Professor".

Acho que tudo isto é revelador da necessidade de penetrar na "caixa escura" da escola e do reconhecimento do saber específico que os professores vão construindo.

Dos livros darei mais notícias à medida que os for lendo.

Maria Emília Brederode Santos

Comments:
Será realmente um fenómeno novo?... não o creio, mas ainda assim é de relevar. Linko, quero dizer. :)
 
Enviar um comentário

<< Home