Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

31.7.06
 
Sobre a importância da discriminação positiva


Uma orquestra de violinos em Vialonga

Os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), lançados em 1996, - Despacho 147-B-ME-96- inserem-se na linha de outros projectos desenvolvidos em Portugal e noutros países da Europa, visando a integração social e educativa de crianças de meios desfavorecidos.
São projectos de discriminação positiva que visam afectar mais recursos a zonas em que as taxas de exclusão são maiores.
Porque ressuscitar agora o debate sobre este projecto já velho, dirão alguns?
· Porque é necessário debater a importância da discriminação positiva como estratégia para actuar em zonas deprimidas e combater a exclusão. Seria bom que os melhores professores, pudessem escolher as escolas situadas em meios sensíveis e tivessem os meios necessários para trabalhar com êxito.
· Porque os TEIP tiveram a triste sorte da maioria das inovações em Portugal: são lançadas sem qualquer estratégia consistente e sem acompanhamento, formação e avaliação que permita ir corrigindo os erros e tirar partido destes projectos para ir mudando o sistema. Hoje existem dúvidas sobre se ainda estão em vigor, por isso é importante falar deles ou pelo menos da necessidade de estratégias deste tipo.
· Porque existem experiências muito positivas graças às condições de estabilização do pessoal docente, ligação entre ciclos do ensino básico e meios suplementares que os TEIP permitiram.
Trago aqui hoje uma delas: recentemente assisti no TEIP de Vialonga a uma exibição da orquestra de violinos. Vialonga soube gerir bem o projecto e os meios que obteve em virtude da existência de um TEIP. A orquestra é um projecto de excelência que está a permitir descobrir vocações musicais e desenvolver competências essenciais à integração das crianças. Alguém me dizia que se não fosse a existência daquele projecto na escola pública, aquelas crianças nunca teriam tido oportunidade de estarem tão felizes e realizadas. Invocando António Damásio sobre a importância do ensino artístico, não tenho dúvidas em afirmar que aquelas crianças vão aprender melhor nas diferentes áreas do saber. Tenho a certeza de que para além disso, a orquestra de violinos em Vialonga será um meio que contribuirá para impedir a formação de guetos.
Parabéns a Vialonga e ao agrupamento por mais este interessante projecto, entre muitos que desenvolvem.

Ana Maria Bettencourt

Comments:
Porque é que estes projectos são pouco conhecidos
Porque é que não existem mais trabalhos destes?
 
Se não nos acautelamos, teremos grandes problemas nas zonas de periferia . Mais vale investir agora.
 
Acompanhamento não faltou. Havia equipas de tudo quanto era estrutura da administração... O que terá falhado para que hoje se diga que não houve acompanhamento?!
 
Enjoyed a lot! Driveway lights flush two girl lap dance Ionic breeze television ad
 
Enviar um comentário

<< Home