Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

6.9.06
 
A Nova Aprendizagem
Quase tenho remorsos de estar a escrever por cima das belíssimas fotografias da Ani Bettencourt. Mas enfim, o prometido é devido e eu prometi continuar com a divulgação da Carta para a Educação Australiana (e em resposta ao pedido de referências aqui fica o site do Australian Council of Deans of Education : http://www.acde.org. Em relação ao artigo de N. Yelland já escrevi a referência no post anterior).

Pois então, segundo Yelland, a "nova aprendizagem do séc. XXI" conceptualizou-se em torno das oito afirmações seguintes :

"1. A educação tem um papel muito maior a desempenhar na criação da sociedade;
2. A aprendizagem vai ser ao longo de toda a vida e abarcando todos os aspectos da vida;
3. A educação é uma das principais vias de concretizar a promessa da democracia;
4. Uma nova educação básica está a emergir;
5. A tecnologia ocupará um lugar central em toda a aprendizagem;
6. O trabalho dos educadores vai transformar-se;
7. O lugar do público e do privado na educação vai ser redefinido.
8. A política educativa deve deixar de ser vista como uma despesa pública para passar a ser encarada como um investimento público."

A nova"educação básica" consiste num modo diferente de organizar o conhecimento. A "nova aprendizagem" requer que os alunos sejam capazes de engendrar e colocaros seus próprios problemas de forma a conseguirem resolvê-los de vários modos e com recursos relevantes. Pode também exigir que os alunos sejam capazes de colaborar uns com os outros e de saberem recorrer a profissionais que os possam ajudar quer directamente quer pela via informática.

O currículo da "nova aprendizagem" organiza-se em torno de três áreas : techne, oeconomia e humanitas.

(Continua ?)

Maria Emília Brederode Santos

Comments:
Acho que deves continuar a escrever sobre o tema que dá muito que pensar.....e sem problemas de escrever depois das fotografias.
 
Enviar um comentário

<< Home