Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

2.9.06
 
NOVOS CURRICULA NA ERA DO CONHECIMENTO
Nicola Yelland, da Victoria University, Australia, defende (in Educational Media International,nº 2, Vol.43, Junho 2006) a necessidade de reconceptualizarmos o currículo escolar para contribuirmos para a formação de cidadãos eficazes da era da informação. O que significaria ir para além da utilização da informática e criar contextos para uma aprendizagem autêntica que utilize as NTIC de formas integradas e pertinentes capazes de aumentar a produção de conhecimento e a comunicação e disseminação de ideias.

"Uma das características essenciais dos novos cidadãos é a de que devem ser capazes de usar "higher order thinking skills" fluentemente" ( o que quer dizer, segundo Dede, a capacidade de tomar decisões rápidas com base em informação incompleta, em situações novas.) Outras competrências necessárias seriam a de colaborar com outros, e a de navegar e seleccionar informação relevante num processo de resolução de problemas.

Um terceiro elemento a ter em conta na redefinição da estrutura dos novos curricula, segundo Yelland,são as experiências extra-escolares das crianças sobre as quais haverá que construir a "nova aprendizagem" (Conselho de Directores Gerais de Educação, Austrália, 2001).

Espero ter-vos aberto o apetite para a "Carta da Educação" que avança com o conceito de "nova aprendizagem" e se opõe expressamente ao "back to basics". Num próximo post explicitarei as 8 propostas da "nova aprendizagem".

Maria Emília Brederode Santos

Comments:
Muito interessante...onde encontrar estes elementos?...fico à espera de mais informação.
 
Fico à espera da entrada prometida, mas, para já, linko esta :))
 
Também fico à espera de mais informações. É muito pertinente
 
Enviar um comentário

<< Home