Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

3.9.06
 
Turismo e formação científica – o Vulcão dos Capelinhos



Há quase cinquenta anos a ilha do Faial foi martirizada pela acção do Vulcão dos Capelinhos . O medo, a incerteza e o irresistível fascínio pelo monstro durou cerca de um ano. Hoje o passeio pela ilha que o vulcão vomitou, e que se ligou ao Faial, pode ser uma fonte inesgotável de aprendizagens designadamente sobre vulcanologia e sobre a formação da terra. Assisti, por acaso, a uma longa visita ao vulcão extinto, realizada por um grupo de turistas italianos, guiados por um jovem. Admirei o modo como transformou a “ilha” num verdadeiro museu. Não tenho dúvida de que a cultura científica daquelas crianças, jovens e adultos que compunham o grupo, se enriqueceu.
Perto dali há um núcleo museológico de uma confrangedora pobreza científica. Felizmente parece estar em construção um museu.
Tesieff conta no seu livro “vulcões”, num capítulo dedicado aos Capelinhos, conta como os faialenses se interessavam pelo “seu” vulcão, não só pelo medo que lhes suscitava, mas também porque queriam saber se era tão importante como o Vesúvio ou o Etna. Refere o fascínio de que era alvo da parte de alguns jovens açorianos, que imprudentemente o visitavam sem quaisquer precauções ou conhecimentos sobre a sua provável evolução.
Seria bom que hoje os jovens açorianos, que se deslocam constantemente entre ilhas para assistir a festivais de música (e ainda bem que o podem fazer, a custo muito reduzido) fossem estimulados pela escola a conhecer e estudar este importante património geológico.


Ana Maria Bettencourt

Comments:
Belas fotos
De acordo para a necessidade de educação ambiental
 
Enviar um comentário

<< Home