Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

23.10.06
 
1º Anúncio do IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional

“O Governo das escolas: os novos referenciais, as práticas e a formação”

DATA: 12, 13 e 14 de ABRIL de 2007
LOCAL
Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Educação da Universidade de Lisboa

Para saber mais ->http://www.fpce.ul.pt/org/fpae/quem_somos.htm

Objectivos

Este Congresso constitui uma oportunidade para analisar e discutir as novas exigências que se colocam à direcção das escolas, relacionadas com mudanças significativas nos modos de regulação da educação e com a crise de valores, princípios e práticas estabelecidas neste campo. Os desenvolvimentos recentes no campo da administração educacional relativos à liderança educativa e à formação para a liderança são aspectos centrais do debate a realizar, dada a importância que tais questões revestem no actual contexto das políticas educativas em Portugal e no Brasil.

Áreas Temáticas

Serão abordadas as seguintes temáticas:
1 – As actuais pressões externas sobre a escola(descentralização e responsabilização das escolas, avaliação externa, elaboração de "rankings" e competição pela conquista de públicos, poder parental na escolha e na administração da escola).
2 – Perfis, Estatutos e Práticas dos Gestores Escolares(novas funções dos gestores escolares e novos actores locais na administração educacional; o novo gestor e a micropolítica da escola, profissionalização e elegibilidade dos gestores escolares).
3 – A formação para a liderança educacional(perfis de formação, análise crítica de modelos de formação em administração educacional, experiências inovadoras de formação e de creditação de conhecimentos adquiridos no desempenho profissional)

Estrutura

O programa de trabalhos incluirá três conferências a cargo de conferencistas convidados nacionais e estrangeiros, dois painéis com especialistas para a discussão de temas específicos no âmbito do tema geral do congresso, e sessões simultâneas de apresentação oral de comunicações pelos congressistas participantes, organizadas por áreas temáticas.

Comunicações

Os participantes interessados em apresentar comunicações deverão enviar um resumo até ao dia 15 de Janeiro de 2007. Os resumos não poderão exceder as 2 páginas com tipo de letra Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, margens direita/esquerda de 3 cm e deverão ter um cabeçalho com a indicação do título, nome(s) do(s) autor(es) e instituição(ões) a que pertence(m). Os resumos, ainda que sucintos devem ser explícitos quanto ao conteúdo das comunicações, pois destinam-se a serem integrados no Livro do Congresso a distribuir aos participantes. O envio do texto integral das comunicações deverá ser feito até ao dia 25 de Fevereiro de 2007. As comunicações não deverão ultrapassar 10 páginas, tipo de letra Times New Roman, corpo 11, espaço 1,5, margens direita/esquerda 3 cm. O envio dos resumos e textos integrais das comunicações deverá ser feito em ficheiro informático (formato .doc) por correio electrónico ou em disquete por correio postal para os endereços abaixo indicados.

Endereços para o envio de resumos e comunicações:

Endereço Postal:
Fórum Português de Administração EducacionalFaculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoAlameda da Universidade1649-013 LISBOA

Endereço Electrónico: fpae@netcabo.pt

Comments: Enviar um comentário

<< Home