Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

22.11.06
 
Como vai o Debate Nacional sobre Educação
Nas últimas semanas, realizaram-se dois importantes seminários no âmbito do Debate Nacional sobre Educação.
O primeiro, Motivação dos Jovens para a Formação em Ciências e Tecnologia partiu da apresentação de um estudo realizado por uma equipa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra sobre os factores que estão presentes na escolha de formações técnicas e científicas por parte dos alunos do secundário. Claro que a forte correlação com o bom aproveitamento a matemática surge como o factor decisivo do ponto de vista cognitivo-motivacional envolvido nessa escolha.
Mas foi no painel sobre "Como incentivar os jovens para a formação em ciências e tecnologias?" que ouvimos a professora Mafalda Lapa contar a sua experiência maravilhosa na Escola Secundária da Cidadela, em Cascais. Bióloga, professora de técnicas laboratoriais (disciplina que existia no anterior currículo do secundário), desenvolveu, ao longo de cinco anos com o apoio do "Ciência Viva" e de laboratórios científicos, um verdadeiro trabalho de literacia científica e de motivação para a ciência. O seu entusiasmo, a consistência pedagógica do trabalho com os alunos, a demonstração que o ensino experimental requer meios mas produz aprendizagens persistentes e alarga a compreensão do mundo, levaram a Profª Ana Eiró, da Faculdade de Ciências, a exclamar:"Está tudo dito!É destes exemplos que precisamos!".
Infelizmente, o final da história não é esse. A disciplina de técnicas laboratoriais desapareceu na última revisão curricular, o laboratório que Mafalda Lapa conseguiu construir na escola está hoje sem utilização e ela própria está colocada noutra escola onde, para além da sua disciplina, colabora como voluntária na Área de Projecto do 12º ano...
O segundo seminário foi sobre Equidade na Educação: prevenção de riscos educativos . Também este partiu de um estudo realizado por uma equipa do Porto sobre "Abandono escolar em contexto urbano". Como a Mª Emília Brederode comentou no final falou-se dos "meninos invisíveis"para quem a escola só muito lentamente vai encontrando respostas.
Teresa Gaspar

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