Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

25.1.07
 
MAIS UMA VÍTIMA DA TLEBS
A questão da TLEBS incomoda-me porque não conheço a proposta. Por um lado, como, através do meu filho, vivi a "moda das árvores" no Português, concordo que a insensatez e a precipitação podem levar à adopção oficial para o ensino básico de aplicações de teorias que são interessantes e fazem sentido mas só a nível universitário, pelo menos numa fase inicial. Os exs que têm vindo na imprensa também não são de molde a tranquilizar ninguém. Mas, por outro lado, alguns dos argumentos utilizados pelos que são "contra" são tão absurdos e ingénuos (como o julgarem que a terminologia que aprenderam é que é evidente, compreensível, "natural"...) que a eles não posso aderir.

Hoje, no canal RTP N , no´Forum..., debateu-se a TLEBS. Mas, nessa discussão, cientistas qualificados fizeram afirmações assustadoramente anti-científicas como a de afirmarem, (citando uma alta autoridade do Ministério da Educação, decerto mal compreendida...) que as experiências-piloto não servem de nada porque decorrem em circunstâncias de grande excepcionalidade. Aquilo que é uma qualificação de rigor necessária em qualquer experiência passa a negação de qualquer utilidade. Logo outro participante explicou que as turmas das experiências seriam excepcionalmente boas e daí não se poderem generalizar as conclusões...

Ou seja : antes de generalizar qualquer inovação, o Ministério da Educação deveria sempre divulgar os ensaios e avaliações que fez, indicando, naturalmente, a amostra utilizada e os critérios da sua escolha, a metodologia e os resultados. Quando não o faz (e eu não sei, neste caso, se o fez ou não, mas sei que houve casos no passado em que não o fez) não só está a defraudar quem nela participou como permite a desvalorização e a descredibilização de estudos, de experiências, da própria educação assente em investigação.

Maria Emília Brederode Santos


uer inovação

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