Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

31.3.07
 
NOESIS nº 68
UM BÚLGARO EM MARVILA E OUTRAS HISTÓRIAS...

Tenho-me esquecido de anunciar que já saiu a nova Noesis de Janº - Março 2007. A capa é da Maria Keil (92 anos talentosíssimos e maliciosos - "conservados em raiva" diz ela); o dossier chama-se "ler é poder" e claro que é sobre a leitura e em particular o Plano Nacional de Leitura. O diário de um professor intitula-se "Um búlgaro em Marvila" e conta as aventuras e desventuras de Ivan Ivanov, desde que chegou a Portugal em 1992 até ser Presidente do Conselho Executivo da EB2,3 de Marvila, passando pelas obras ("a minha escola de língua portuguesa"), pela equivalência ao seu curso de Educação Física (que nunca chegou), pela nova licenciatura em Educação Física e Desporto que acabou por fazer cá e por muitos outros desafios que encarou sempre com a mesma "resiliência" e sentido da responsabilidade. A Teresa Gaspar , no "Lá fora", fala da experiência das charter schools e a grande entrevista é com a Ana Mª Bénard da Costa que nos conta como se começou a dedcicar ao Ensino Especial e como isso marcaria a sua vida quase tanto como ela marcou o ensino especial em Portugal.

No dossier além de um artigo muito bonito de enquadramento do tema - "Como Pinóquio aprendeu a ler" -, de uma apresentação da Elsa Barros do Plano Nacional de Leitura e da Inês Sim-Sim sobre o Programa Nacional do Ensino do Português no 1º ciclo, entrevista-se as duas responsáveis pelo Plano Nacional de Leitura - Isabel Alçada e Teresa Calçada. Relatos de experiências em escolas - como a Biblioteca de turma de uma escola do 1º ciclo em S. Miguel e de um Clube de Leitura na EB1 da Cordinha (próximo de Oliveira do Hospital) concluem o dossier, juntamente com um levantamento de livrarias para crianças e outros recursos para a leitura.

O artigo de estudo/investigação é do João Sebastião e sua equipa do Observatório de Segurança na Escola sobre os problemas da violência e sua prevenção. A visita de estudo é à Bedeteca, a campanha é do IAC de prevenção da violência sobre as crianças e o "Com olhos de ver" desta vez ajuda a "ler" imagens publicitárias. O destacável, da responsabilidade de Cristina Loureiro e Mª José Correia de Oliveira dedica-se à Matemática "a partir das crianças e com as crianças" dos 6 aos 11 anos.

MEBS

Comments: Enviar um comentário

<< Home