Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

11.5.07
 
E POR FALAR EM REVISTAS... SAIU A NOESIS Nº69
JÁ SAIU A NOESIS DE ABRIL A JUNHO

Começa com as notícias de dentro e fora do país, o diário de um professor (que, desta vez, é o educador de infancia e homem de mil facetas e actividades Henrique Santos), o Lá fora da Teresa Gaspar , desta feita sobre o programa de ensino experimental das Ciências La main à la pâte. Segue-se uma entrevista com Eduardo Veloso, o artista da Matemática ! O Natércio Afonso defende, no artigo de opinião, uma escola promotora de sentidos e de aprendizagem. E depois o dossier : o tema deste número é Cidadania, Cidadanias. Começa com um artigo meu de enquadramento, inclui uma apresentação da Cova da Moura pela Associação Cultural Moinho da Juventude, uma entrevista a Maria Helena Mira Mateus a propósito do seu projecto da Diversidade Linguistica na Escola Portuguesa. Segue-se um levantamento de recursos reais e virtuais, uma reportagem de Dora Santos num Curso de Formação de Adultos e outra de Elsa Barros a relatar uma Assembleia de Escola na Escola da Ponte.

Encerrado o dossier, o estudo apresentado neste número da Noesis é da Teresa Vasconcelos e sobre Educação de Infancia : Problemáticas e Desafios. Nos "Meios e Materiais" o Cineclube de Viseu apresenta o video com o filme A Sombra dos Abutres. Outros materiais apresentados incluem um "kit pedagógico" (livro e almofada para dormir + livro de orientação para os pais), CDs, Cd-Roms e DVDs, além de livros.

A visita de estudo é ao Museu das Comunicações em Lisboa ( e a turma 9º D da EBI do Carregado bem se divertiu e interessou); a campanha de sensibilização corresponde ao Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos e o "Com olhos de ver" incide sobre uma casa projectada por Siza Vieira.

O destacável contem actividades de Educação para os Direitos Humanos propostos pela Associação Humana Global com organização de Teresa Fonseca.

A capa e as ilustrações que muito enriquecem este número são de Rita Almada Negreiros.

Maria Emília Brederode Santos

Comments:
Boa tarde

Sou encarregado de educação de uma aluna do 5º ano do Ensino Básico e dado ter bastante interesse nos temas da Educação, tenho tentado obter informações de como ter acesso à revista NOESIS mas sem sucesso.
Será que me poderia ajudar indicando algum contacto de como poderei obter esta revista? (por exemplo fazendo uma assinatura).
Já agora, o suplemento(?) sobre Educação publicado no Jornal de Letras e bastante referido no seu blog, sai com que periodicidade?
Agradecendo antecipadamente a sua resposta, apresento os meus melhores cumprimentos

José Ferreira
jferreira20@gmail.com
 
Enviar um comentário

<< Home