Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

23.5.07
 
Equipas Pedagógicas: que Soluções?
A breve listagem de alguns obstáculos dificilmente ultrapassáveis

Armandina Soares*

A Sociedade do Conhecimento, de que não queremos ficar excluídos, exige às Escolas um esforço constante de reflexão sobre as suas práticas. Já não chega ser um bom professor, detentor de conhecimentos científicos e munido de capacidade para os transmitir.

É indispensável que se rompa o tradicional isolamento, em que tudo se passava no interior da sala de aula, entre cada um dos professores e os seus alunos. É fundamental que os professores se organizem em equipas pedagógicas capazes de, cooperativamente, encontrarem as soluções que assegurem o novo mandato das escolas: desenvolvimento progressivo de competências transversais às diferentes disciplinas que devem ser atingidas no final de cada ciclo de escolaridade.

As Áreas Curriculares não Disciplinares – Estudo Acompanhado, Formação Cívica e Área de Projecto – devem constituir-se como receptáculos, atentos, das necessidades das várias áreas curriculares e difusores de respostas, cooperando activamente para o sucesso educativo dos alunos.

Esta nova concepção de escola enfrenta numerosos constrangimentos que dificultam a desejável constituição de equipas pedagógicas. Seria fundamental que a escola estivesse organizada em conjuntos de professores que dariam aulas às mesmas turmas.

Um primeiro obstáculo a este “desiderato”: o número de horas que os professores devem dar varia com a sua idade. Temos, assim, nas nossas escolas, professores que têm de dar 22 horas de aulas por semana, enquanto outros só dão 14. Esta situação decorre da sua idade e tempo de serviço já prestado.

Outra dificuldade é consequência das diferentes cargas horárias das várias disciplinas: a disciplina de Português no 2º ciclo tem 4 tempos semanais, enquanto a Educação Musical tem apenas dois.
Temos, assim, professores que podem ter 2 ou 3 turmas, enquanto outros têm 6.

Tudo bem! Não conseguimos resolver o problema. Tentamos outra solução. Como muitas das nossas escolas funcionam em regime de desdobramento (com alunos que têm aulas, maioritariamente, no turno da manhã, enquanto outros funcionam no turno da tarde) libertamos a tarde de 4ª feira.Temos, finalmente, um tempo para os professores reunirem. Será que conseguimos criar condições para o funcionamento das desejadas equipas pedagógicas, capazes de trabalharem, em conjunto, regularmente?

Rapidamente nos desiludimos: precisamos de 4 semanas para que todas as equipas consigam encontrar-se. Se acrescentarmos as necessárias reuniões de Directores de Turma, de Grupos Disciplinares, … chegamos a esta triste conclusão: para cada turma, o respectivo Conselho de Turma só consegue reunir uma vez por período lectivo.

Afinal, que soluções?

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*Presidente do agrupamento de escolas de Vialonga



Publicado no Jornal de Letras - Educação Maio 2007

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