Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

24.7.07
 
ESCOLAS COM PERNAS PARA ANDAR II -
ESCOLAS AUTÓNOMAS


ESTE É O TEMA DO DOSSIER que é introduzido por um artigo de João Formosinho e Joaquim Machado - "Autonomia e avaliação de escolas" - e pelo artigo de Pedro Guedes de Oliveira sobre o "Projecto-piloto de avaliação das escolas". Completam o dossier uma entrevista com José Pacheco, da Escola da Ponte, a primeira a fazer um contrato de autonomia; uma reportagem na Escola Secundária Quinta das Palmeiras na Covilhã e outra na EBI da Charneca da Caparica; e um levantamento de recursos onde sobressai um estudo de Mª José Martins sobre as "páginas de escola" na internet.

O "destacável" desta vez é dedicado aos meninos de j.i. e aos educadores de infância e baseia-se num livro da Kalandraka "Afinal a que sabe a lua?" Seguem-se os materiais onde a principal recensão é da autoria de José António Gomes e incide sobre o livro de Eric Many "Hipólito, o Filantropo". A visita de estudo é ao Museu da Luz, a campanha de sensibilização é do Fundo para a protecção dos animais selvagens (FAPAS) e o "Com olhos de ver" incide sobre a análise de uma fotografia de uma aluna do ensino secundário, proposta por Teresa Fonseca e Eduardo Cintra Torres.

E, mais uma vez, regalem-se com as ilustrações da Teresa Lima, aliás professora de Educação Visual de uma escola de Lisboa.

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home