Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

19.7.07
 
Política e Formação Cívica
Maria é uma aluna excepcional de uma escola da periferia de Lisboa. A melhor aluna da escola. Acabou agora o 9º ano de escolaridade. É trabalhadora, rigorosa e exigente consigo própria.
Apesar de nascida em Portugal, continua a não possuir a nacionalidade portuguesa. Mas sente-se portuguesa e quer exercer a cidadania....quando questionada diz-nos que não se identifica com a política e tem dela uma visão muito negativa, adquirida ao longo dos anos. Diz que quando era pequena gostava muito de ouvir falar de política e até já tinha preferências e políticos que admirava... foi perdendo o interesse desiludida com os políticos, que considera e não falarem a verdade.


Há muitos jovens que, como Maria, não querem ouvir falar de política.
O desencanto com os políticos e sobretudo com os partidos parece explicar em parte os resultados das eleições intercalares em Lisboa, designadamente a preferência pelos candidatos desalinhados . Os partidos deveriam interrogar as suas práticas, os seus rituais, o modo como excluem as pessoas e crucificam os líderes, a crueldade dos seus ambientes. O vazio de ideias e debates.

Por seu lado os cidadãos deveriam possuir mais competências, para avaliar o trabalho político e exigir mais daqueles que elegem.

Poderá a escola contribuir para alterar esta situação? Pessoalmente penso que sim, quer através de práticas de cidadania na escola, quer através da educação para os Direitos Humanos, que seria interessante discutir neste blog.

Ana Maria Bettencourt

Comments: Enviar um comentário

<< Home