Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

24.7.07
 

A propósito dos computadores na escola
A generalização dos computadores e do acesso à Internet nas escolas, anunciada agora pelo Governo, pode ser decisiva para a modernização do país, mas só o será com profundas mudanças pedagógicas. ....e uma relação diferente com o saber, em que o professor deixa de ser a sua fonte principal .
Nas aulas em que o professor fala a maior parte do tempo e os alunos ouvem, os computadores e a Internet são inúteis. Por muito bem que fale o professor, e por muita sabedoria que possua.
Nas aulas organizadas, por exemplo, em torno de projectos que exigem pesquisa, leitura, compreensão, organização da informação, análise e crítica, respeito pelas fontes do saber, responsabilidade pela execução de tarefas, os computadores e a Internet são da maior utilidade. Assisti recentemente a projectos deste tipo que conseguiram recuperar alunos em insucesso escolar.. que aprenderam a trabalhar, desenvolveram competências essenciais no mundo de hoje e se reconciliaram com a escola.
Os alunos portugueses trabalham pouco nas aulas e é preciso que trabalhem muito mais. Todos.
A nossa escola continua a repousar demais no trabalho realizado em casa ou nas explicações. Passa-se muito tempo na escola, em que uma parte dos alunos ouve, ou finge ouvir, e não aprende....
Os alunos trabalham mais se envolvidos em projectos em que têm a responsabilidade de apresentar trabalho, ao fim de cada aula.
Mas é urgente formar os professores não só para a utilização das TIC, mas sobretudo para serem capazes de desenvolver nos alunos hábitos e competências de trabalho em sala de aula, esforço e responsabilidade.
Os computadores e a Internet podem ser instrumentos de saber, cultura e abertura ao mundo ou de dependência e ignorância.
Mudar os meios de trabalho na escola é essencial, mas o mandato dos professores e a pedagogia têm de se adaptar aos tempos....

Ana Maria Bettencourt

Comments:
Obrigada pelas muito relevantes reflexões!

Como tudo isto me tem feito pensar: http://abeirario.blogspot.com/2007/07/plano-tecnolgico-da-educao_28.html
 
Enviar um comentário

<< Home