Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

31.7.07
 
QUE VAI SER IMPORTANTE NO PRÓXIMO ANO LECTIVO '
As férias ainda mal começaram e já temos que preparar estudos e intervenções para o próximo ano:

. A educação artística vai ser tema de conferência nacional no Porto, em 29 e 30 de Outubro - e bem preciso é que o Ministério da Educação e as escolas lhe prestem atenção. Até agora tem parecido mais ser um assunto do Ministério da Cultura...

. O CNE e a EUNEC (Rede Europeia de Conselhos Nacionais de Educação) organizam em Lisboa dois seminários , um sobre Evidence Based Policy Making e outro sobre Equidade e Eficiência. Serão no CNE, a 8 e 9 de Outubro.

.O CNE organiza também um seminário sobre as relações escola-família-comunidade. Pretende estimular-se a intervenção dos pais não só como meio de beneficiar o desempenho dos alunos mas também como meio de favorecer, directa ou indirectamente, a formação dos pais, uma atitude mais positiva perante a escola e a educação e a sua capacitação como cidadãos. Será em Lisboa, nas instalações do CNE, provavelmente a 16 de Outubro.

. Outra iniciativa do CNE será sobre a "governança" das escolas, no Porto, creio que a 6 de Novembro.

. E depois, claro, há as iniciativas da União Europeia ou no quadro da Presidência Portuguesa do Conselho de Ministros da União Europeia. É de consultar o portal do governo.

Não vai haver descanso para ninguém ! Que as férias nos iluminem para sabermos escolher, por entre a espuma dos dias, o que vale realmente a pena.

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home