Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

2.8.07
 

Correspondência escolar e Internet

Ao reler alguns textos pedagógicos e ao pensar nos meios que já vamos tendo nas nossas escolas não posso deixar de imaginar como Freinet, ao criar a correspondência escolar com base no correio tradicional, teria sido feliz se a comunicação entre culturas e meios diferentes fosse no seu tempo tão fácil como é hoje com a Internet. Os sempre actuais e magníficos textos de Freinet ensinam-nos como os horizontes culturais das crianças e jovens podem ser alargados através de projectos de pesquisa sobre o meio, partilhados com outras crianças e jovens de contextos contrastantes. Descobrir o amigo/colega de um meio diferente é sempre fonte de aprendizagens diversificadas .
O isolamento e a pobreza culturais de muitas das nossas escolas, inaceitáveis, podem encontrar nas TIC um instrumento de transformação....mas a ajuda da pedagogia é imprescindível.
Ana Maria Bettencourt


Comments:
Gostei muito do seu blog. Tenho muitas iquietaçoes pedagógicas, mas nao tenho a sua tremenda experiência. Estou ensinando português para alunos chilenos e muitas vezes tenho problemas com a falta de material "interessante". Resolvi fazer um blog para que eles se aproximem mais do idioma. Gostaria que você o visitasse e me desse sua opiniao. Obrigada
 
Enviar um comentário

<< Home