Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

25.8.07
 
FAROL - MANUAL DE EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS
Será em Lisboa, no dia 24 de Outubro de 2007 (Dia Internacional da Paz)e em Coimbra no dia 25 de Outubro, que a HUMANA GLOBAL - Associação paraa Promoção dos Direitos Humanos, da Cultura e do Desenvolvimento lançarápara o público o "FAROL - Manual de Educação para os Direitos Humanoscom Jovens".

Este manual, tradução do manual do Conselho da Europa "COMPASS - AManual on Human Rights Education with Young People", trará a Portugal uma nova perspectiva sobre os Direitos Humanos, quer a nível nacional, quer internacional.

Contaremos com presenças do Conselho da Europa, da Secretaria de Estadoda Juventude e do Desporto, Instituto Português da Juventude, CentroNorte-Sul do Conselho da Europa, entre outros.

Eis a mensagem do Secretário-geral do Conselho da Europa sobre este manual e o seminário que a Humana Global levará a cabo.
Com a inscrição no seminário TERÁ DIREITO A UM LIVRO “FAROL – MANUAL DE EDUCAÇÃO PARAOS DIREITOS HUMANOS COM JOVENS” E AO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
MAIS INFORMAÇÕES EM: http://www.humanaglobal.com
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Os direitos humanos são aqueles direitos inalienáveis e indivisíveis deque os serem humanos gozam pelo simples facto de serem humanos. Garantir que estes direitos são aplicados por todos, onde quer que seja, é um dosmaiores desafios do século XXI, e importantes progressos neste âmbito têm sido alcançados ao nível internacional nos últimos anos.
A Convenção Europeia para a Protecção dos Direitos do Homem e dasLiberdades Fundamentais (CEDH), um tratado do Conselho da Europa, é considerada o sistema regional mais efectivo de protecção de direitos humanos. Portugal tornou-se Estado membro do Conselho da Europa em Setembro de 1976 e assinou – como pré-condição para a adesão – a Convenção Europeia para os Direitos do Homem. Esta convenção foi ratificada em Novembro de 1978 pela Assembleia da República. Isto significa que os direitos humanos de todos os que residem em Portugal –independentemente da nacionalidade de origem – estão protegidos pela Convenção que é apoiada pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
No entanto, os direitos humanos não podem apenas ser implementados através de um processo legal. É por esse motivo que o Conselho da Europa também trabalha para inspirar a sociedade civil e as autoridadespúblicas na promoção dos direitos humanos para que lutem pela prevençãoda injustiça, da opressão e da discriminação.
Desde 2000, o Conselho da Europa tem estado envolvido num ProgramaEuropeu para a Educação em Direitos Humanos junto dos Jovens e declarou 2005 como o Ano Europeu da Cidadania através da Educação. O FAROL,desenvolvido por uma equipa multidisciplinar internacional, traz umacontribuição substancial para este programa. Este livro não oferece caminhos preestabelecidos para prevenir violações de direitos humanos,mas sugere uma variedade de formas criativas através das quais os adolescentes, os jovens adultos e os que com eles trabalham, em contextos educativos formais ou não-formais, possam aprender a lidar com problemas de direitos humanos onde quer que ocorram.
A publicação deste primeiro trabalho em língua portuguesa acerca da educação para os direitos humanos com jovens tornou-se possível através do empenho e investimento de uma organização não governamental que subscreveu firmemente a missão do Conselho da Europa: a HUMANA GLOBAL.Agradeço aos editores e aos numerosos parceiros governamentais e nãogovernamentais, que foram e serão promotores da mensagem do FAROL. A salvaguarda dos direitos humanos necessita de um compromisso individual de cada um de nós.
Terry Davis, Secretário-geral do Conselho da Europa(in FAROL - Manual de Educação para os Direitos Humanos com Jovens)

Posted by MEBS

Comments: Enviar um comentário

<< Home