Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

5.8.07
 

A importância da cultura científica

Os noticiários deste Verão continuam significativamente ocupados por problemas relacionados com o clima, a sugerirem uma meditação sobre o que fazemos da Terra e um apelo à necessidade de aprofundar a formação cívica, designadamente através do reforço da cultura científica das pessoas.

É necessário aprender a gostar da Terra e a defendê-la. Não é possível esquecer a acção daquela menina britânica que em pleno tsunami na Tailândia salvou dezenas de pessoas, ao reconhecer os sinais da catástrofe, competência que havia adquirido na escola.
Uma outra área, a
vulcanologia, é uma dimensão importante da cultura científica, cada vez mais procurada em viagens que associam lazer e aprendizagem científica. Victor Hugo Forjaz, vulcanólogo açoriano fala, a propósito do geo-turismo, da necessidade de "fomentar o gosto" pela vulcanologia, para que "não seja olhada como um terror, nem como uma fatalidade, mas como um instrumento de criação da natureza".
Uma forma de promover a cultura científica, associada ao lazer..
O programa Ciência Viva oferece, por esse país fora, durante o Verão, oportunidades por vezes muito interessantes para aprendermos a conhecer melhor o planeta, nas suas diferentes vertentes.

Os tempos são bem diferentes daqueles em que se escrevia sobre uma erupção que ocorreu no Pico, em 1718:
....”.rebentou o fogo no meio da serra e principiou a deitar ribeiras para cima da terra para o mar e porque ainda não parava o fogo continuaram os exercícios espirituais......austeras penitências, e porque se não fizeram todas, continuou Deus com o mesmo castigo, novos terramotos tão estrondosos”.... .....registos paroquiais....freguesia de S. João do Pico, in Norberta Amorim.

....mas há ainda muito a fazer para promover e consolidar a cultura científica .

Comments: Enviar um comentário

<< Home