Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

3.9.07
 
Actualidade em Debate:
Currículo Nacional de Filosofia com Crianças
Ao fim de 20 anos da sua introdução em Portugal, podemos congratular-nos com a notícia sobre um projecto de curriculum nacional de filosofia com crianças, destinada ao pré-escolar (5 anos) e aos 3 ciclos do ensino básico.
Assente numa cuidada investigação filosófica, resulta de um protocolo entre a FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e a Faculdade de Letras do Porto, sendo o trabalho desenvolvido no âmbito do Departamento de Filosofia dessa universidade e tendo como responsável a Professora Maria José Figueiroa Rego e como orientador o Professor Adalberto Dias de Carvalho.
Os textos a utilizar para o trabalho filosófico com as crianças serão inteiramente da autoria de escritoras nacionais.

Reunião Internacional da Fundação Sophia-Flup
(22 a 24 Novembro de 2007)

A Fundação Sophia-Flup, instituição europeia criada nos inícios de 90, registada em Amesterdão, destina-se á prática e investigação no âmbito do programa de Filosofia com Crianças e Jovens. Envolvendo diversos países europeus, fora e dentro da UE, visa constituir um fórum internacional, para a permuta de conhecimentos e se criação de parcerias com vista à implementação de diferentes projectos educacionais comunitários.
Terá lugar, em Novembro, na Faculdade de Letras do Porto, uma reunião internacional da Fundação. Fazem parte da ordem de trabalhos sessões preparatórias de vários projectos Sócrates, reuniões da direcção, bem como um dia aberto ao grande público com conferências sobre diferentes práticas realizadas em países como a Grã-Bretanha, Holanda, Espanha e Portugal.
Para informações mais actualizadas sobre este evento poderão consultar o portal da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ou escrever para mariafrego@hotmail.com. Para mais informações acerca da Fundação Sophia-Flup, consultar o site http://sophia.eu.org/

Simpósio Internacional de Filosofia para Crianças na Universidade dos Açores
(29 de Setembro 2007)

Vai decorrer, no dia 29 de Setembro, na Universidade dos Açores, um encontro internacional subordinado à temática de Filosofia com Crianças. Este simpósio contará com a presença de Ann Sharp, em representação do Institute for the Avancement of Philosophy for Children (IAPC), criado por Lipman na Universidade de Montclair, na década de 70. Igualmente presente estará Oscar Brenifier, filósofo e pedagogo canadiano a residir em França, um dos nomes mais conhecidos da prática do Aconselhamento Filosófico.
É de registar o crescente interesse por parte das universidades nacionais por este tema, seja pela actual precariedade relativamente às saídas profissionais dos alunos de Filosofia, seja pela urgente necessidade da introdução de uma disciplina que englobe o desenvolvimento total dos ser humano ao conciliar as vertentes da crítica, criatividade e cidadania, de uma forma holística e transdisciplinar.



Publicado no Jornal de Letras- Educação - Agosto de 2007

Comments: Enviar um comentário

<< Home