Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

31.10.07
 
MOVIMENTO ARTE/EDUCAÇÃO
Helena Ferraz*


Foi em 1994 que um grupo de pessoas vindas da educação, da cultura e das artes cria o Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte. O que ligava estas pessoas era a experiência ou o contacto com o Movimento da Educação pela Arte que desde os anos 60 e ao longo das várias décadas defendeu a inclusão da arte na educação em geral.

Actualmente mais conhecido por Movimento Arteducação, aquilo a que se propõe, ainda hoje, é acima de tudo promover o valor intrínseco de uma prática de educação artística

Ao longo da sua existência, este Movimento criou uma rede de membros de várias áreas profissionais: docentes desde o ensino pré-escolar ao superior, investigadores, estudantes, técnicos de serviços educativos de instituições artísticas e culturais, artistas, animadores culturais, profissionais da saúde e das ciências humanas e sociais.

Têm sido promovidos cursos de formação de curta e de longa duração, jornadas e encontros, funcionando como espaços de formação, debate e reflexão aberto a todos os interessados os quais abordam temas tão abrangentes como a prática da educação artística nos curricula de qualquer nível de ensino, ou, num sentido mais lato, a importância da arte para a formação de uma sociedade mais consciente, interveniente e crítica.

Encontra-se em construção um site do Movimento, que dentro em breve estará ao dispor de todos os interessados assumindo-se como mais um espaço de encontro sobre nestas questões. O seu endereço é: http://arteducacao.org/.


*Membro da Direcção do Arteducação



Publicado no Jornal de Letras - Educação - Outubro de 2007

Comments: Enviar um comentário

<< Home