Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

3.11.07
 
Faltas e chumbos
Quando, na maioria dos países da OCDE, uma grande questão é como prevenir o insucesso escolar (veja-se a publicação daquela organização No More Failures) e, em grande parte dos países da Europa, com melhores resultados educativos, as repetências foram substituídas por estratégias de prevenção do insucesso, designadamente apoios eficazes aos primeiros sinais de dificuldade apresentados pelos alunos, em Portugal a grande questão do momento é chumbar ou não chumbar em função das faltas dadas !

Em vez de discutirmos meios e condições para prevenir os abandonos, fazer os alunos desmotivados trabalharem mais e não faltarem, dando-lhes novas oportunidades e exigindo esforço, continuamos agarrados a uma associação aberrante entre "chumbo" e justiça. O chumbo nem é, na maioria das vezes, uma medida de justiça, nem é uma medida pedagógica válida, uma vez que sabemos como fragiliza quase sempre os percursos escolares.

É triste ver como questões que seria tão importante discutir a fundo, como a prevenção do abandono escolar e a melhoria das aprendizagens numa Educação para Todos, se transformaram num objecto de jogo político, num debate já ultrapassado há décadas na maioria dos países europeus .

Gostaria de ver alguns políticos fazerem um estágio em algumas escolas ditas difíceis e verem como é possível, através de um trabalho permanente de enquadramento educativo dos alunos, e com trabalho junto das famílias, prevenir situações de faltas sistemáticas e de abandono.

Já cansa ver tanto alheamento do que vai pelas escolas e pelo mundo!

Ana Maria Bettencourt

Comments:
E verdade... o problema e que quem decide não vai as escolas e não vive o ambiente escolar, e esqueceu-se... E agora, o que fazer?
 
Enviar um comentário

<< Home