Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

9.11.07
 
A NOESIS Nº 71 JA CHEGOU À SUA ESCOLA ?
Todas as escolas públicas têm direito a um exemplar da revista Noesis. A sua escola já recebeu o seu exemplar ? Se não recebeu, peça-o na sede do seu agrupamento. E se não o tiverem recebido, avise a direcção da revista.

A Noesis nº 71 traz um dossier sobre "trabalho colaborativo de professores" (que inclui : um enquadramento teórico por Mª do Céu Roldão, a descrição da experiência de Mª Inácia Santana no MEM, sua autoformação e sua prática numa escola do 1º ciclo, uma entrevista a Armandina Soares, presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Vialonga, um texto de Teresa Silva, do Centro de Competências da Faculdade de Ciências de Lisboa sobre o "moodle" e as "plataformas de colaboração", um artigo de Madalena Pinto dos Santos sobre as Comunidades de Prática e outro de Octávio Inácio sobre o projecto Comunidade Virtual de Educação Musical. O dossier termina com uma reportagem de Dora Santos num Centro Novas Oportunidades.)

A entrevista desta vez é a Carlos Reis, Reitor da Universidade Aberta mas também Comissário da Conferência Internacional para o Ensino do Português que nos fala sobre os novos desafios que se colocam aos professores de Português. O "Diário de um Professor" é da professora de Educação Visual e Tecnológica Mª da Graça Tomé que, nos Açores, tem desenvolvido uma interessante parceria com museus. O "Lá Fora" de Teresa Gaspar analisa os princípios de eficiência e equidade actualmente defendidos pela Comissão Europeia.

O estudo publicado é de Mª de Lurdes Serrazina sobre "A formação contínua em Matemática de professores do 1º ciclo do ensino básico". Seguem-se as recensões de livros, DVDs, CDs, sites, etc. A visita de estudo reportada por Teresa Fonseca leva-nos com um jardim de infância à Quinta de S. Inácio (Park&Zoo). A campanha é da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) - "Clean up the Med" e a rubrica "Com olhos de ver" dedica-se a uma análise da escultura "Náufrago" de Almeida Sobrinho, no MUseu José Malhoa nas Caldas da Rainha.

O Destacável, organizado pela professora Elisa Marques, apresenta obras do pintor Ruy Leitão (filho da pintora Menez e que morreu com apenas 27 anos) e sugestões de actividades para o Ensino Básico.

A capa e as ilustrações deste número são de André Letria.

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home