Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

12.12.07
 
A Educação e a Chicana Parlamentar
Ouvi ontem pela manhã, na rádio, que o Primeiro Ministro iria ao Parlamento debater questões da educação.
Pensei : Portugal mudou, finalmente a educação assume o estatuto de prioridade e vamos analisar os problemas deste sector com seriedade. Um sector que todos dizem ter o segredo do desenvolvimento do país, mas que está longe de ser assumido como tal, quer nos debates políticos, quer nos media. As coisas iriam começar a mudar?
Enganei-me.
Ao ver os alinhamentos dos notíciários da noite de ontem na televisão, percebi que prevaleciam as hierarquias do costume - a segurança bem antes da educação, na sequência de uma intervenção de um deputado que provavelmente nem se dignou ouvir o que disse o Primeiro Ministro, - e critérios que privilegiam a chicana parlamentar em detrimento dos temas tratados, se calhar por culpa de todos os que alinham naquele figurino de intervenção. Se calhar por falta de conhecimento e de pedagogia junto dos jornalistas sobre temas com alguma complexidade .
Os debates importantes no Parlamento continuam a ser vistos como uma espécie de jogo em que o importante é identificar quem sai ganhador...
Em vez de se explicar em que aspectos a mudança no modelo de gestão das escolas poderia contribuir para melhorar a qualidade do ensino, perdeu-se imenso tempo a ver semelhanças e diferenças entre o projectos do Governo e um projecto anterior do PSD. Não para construir os consensos necessários à sustentação de um projecto tão decisivo mas apenas para discutir quem foi o primeiro....
O mais grave de tudo foi o modo como o líder da bancada do PSD tratou os temas e em especial o sistema de reconhecimento e validação de competências (RVCC), revelando um grande desconhecimento sobre os procedimentos em que se apoia e demonstrando uma ignorância inaceitável sobre o que vai pelo mundo, nesse aspecto, há várias décadas. Para fazer melhor figura só precisava de ter consultado alguns elementos do seu partido, que tiveram responsabilidades no processo, quando foram governo, e que o mantiveram.
Enquanto isto continuar, de certeza que ninguém ganha de facto nada nestas vitórias parlamentares tão superficiais e efémeras, e, quem perde é, seguramente, o país.
Enquanto os Partidos Políticos - todos sem excepção - demonstrarem tamanhas fragilidades na formação dos seus quadros e na pedagogia dos seus projectos, parece-me difícil qualificar o debate parlamentar e construir consensos mais alargados.

Ana Maria Bettencourt

Comments:
Bem fui das primeiras pessoas a trabalhar na Educação de Adultos em Portugal. A sério. Sei umas coisas. Deixe-se de tretas. O essencial é denubciar, de qualquer forma, um governo que está a enterrar um país e um povo. A enganá-lo. E mais. Há tenho cartão socialista, sou professora e psicóloga. E uma amiga foi a primeira pessoa a trabalhar para a certificação de competências.Num centro. Tudo tretas. Deixe-se de tretas.
 
Enviar um comentário

<< Home