Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

31.12.07
 
Mª de Lourdes Modesto, a ASAE e a pedagogia
Mª de Lourdes Modesto foi minha professora no Liceu Francês nos idos da década de 50. Uma adorável professora que me deixou passar um ano de Trabalhos Manuais a fazer umas casinhas de gesso pré-históricas em vez de aprender artes e ofícios de fada do lar. Hoje arrepio-me de não ter aprendido culinária com ela mas, pouco mais velha do que nós, era sensata e sabia que "não vale a pena dar de beber a cavalo que não tem sede"...

Leio-a sempre com imenso prazer e proveito certo. Desta vez foi na revista Tabu do Sol em que , interrogada sobre a actuação da ASAE - agora tão na moda louvar ou atacar sem limites nem nuances - diz o seguinte :

Pergunta : "As medidas da ASAE vão contra as tradições?

MLM - O que eu posso dizer é que o lixo não faz parte da cozinha tradicional e fazem-se em muitos sítios coisas muito grosseiras e mal feitas. A ASAE está a cometer um erro porque entrou a matar; mas há-de haver um momento de reflexão. A ASAE tem de ter bom senso mas é absolutamente necessária. Não acho que a cozinha esteja em perigo, a doçaria tradicional sim, porque os frutos exóticos e os novos conhecimentos têm dado origem a doces fantásticos.

P. - Usa colher de pau ?

MLM - Uso, é uma coisa adorável mas tem que ser escaldada e desinfectada senão pode transportar bactérias patogénicas. É preciso que as pessoas se habituem que nem tudo é bom (...) as pessoas têm é que ser esclarecidas, não é como fizeram com os restaurantes chineses e fechar tudo. Isso foi vergonhoso."

Aposto que se estão a perguntar o que é que isto tem a ver com pedagogia. Eu acho que tem tudo !

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home