Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

15.1.08
 
Analfabetismo e abandono escolar
Uma escola na margem sul do Tejo, numa zona rural, bem perto de Lisboa e dos territórios de que tanto se tem falado a propósito do futuro aeroporto, fez um levantamento sobre necessidades de alfabetização.

Nesse levantamento foram identificados nove jovens com menos de trinta anos, sem a antiga quarta classe.
Esta é uma situação absolutamente inaceitável que aquela escola está a tentar remediar, através de um processo de alfabetização.

A escola portuguesa não pode continuar a produzir analfabetos fruto da sua incapacidade para integrar todas as crianças e jovens em processos educativos.

Na mesma escola há um grande número de jovens inscritosno 2º e 3º ciclos do ensino básico, absolutamente desmotivados, com múltiplas repetências, e para quem o futuro não passa pela educação e formação . Hoje apesar de ser mais difícil o abandono da escola, o perigo ainda existe, se não for assumido um combate activo e novos métodos de aprendizagem e apoio..

O abandono escolar é um dos elementos da pobreza cultural que, infelizmente, ainda nos atinge de modo grave, e que é necessário ultrapassar quanto antes.
As estatísticas estão a melhorar, mas esse progresso não dispensa o empenhamento de todos e uma vigilância que não pode abrandar.
Ana Maria Bettencourt

Comments: Enviar um comentário

<< Home