Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

7.1.08
 
R, Jovem de Etnia Cigana
Há pouco mais de um ano entrevistei em Vialonga R, aluno de etnia cigana que completava nessa altura o 9º ano de escolaridade. Tinha então quinze anos e razoáveis classificações. Sabia que queria completar o ensino básico, essencial para tirar a carta de condução, indispensável "na vida de um cigano".
Dizia-me que a escola lhe tinha dado tudo, falava com entusiasmo das aprendizagens realizadas nas aulas e no centro de recursos, da Internet, da Directora de Turma que muito o tinha apoiado evitando que abandonasse a escola, e regozijava-se com o facto de já não ser um analfabeto. Lembro-me de o ver nos intervalos perfeitamente integrado no seio dos colegas, contente por estar na escola.
Hoje foi um R triste que encontrei, que abandonou a escola após concluir o 9º ano, que tudo o que espera da vida é um casamento, marcado para breve, com uma prima, também cigana, quase analfabeta, a vida numa barraca e a participação no negócio agonizante da feira.
O círculo fechado em que vive agora, isolou-o dos colegas e do mundo que conheceu até ao ano passado.
Os amigos de então ficaram para trás. Já não apareceu no encontro de Natal que reuniu todos os colegas com a Directora de Turma.
Depois de uma longa conversa com R e com o pai, despedi-me de pessoas muito tristes, porque estão na eminência de perderem as barracas em que vivem e que lhes permitiram alguma estabilidade de vida e a frequência da escola ao R e irmãos.
Seria importante que a Segurança Social e as autarquias conseguissem contribuir para uma integração social satisfatória destas pessoas. Não faz sentido que continuem a viver em barracas, mas não é possível "olhar para o lado" arrancando estas pessoas da terra em que conseguiram pela primeira vez uma vida com alguma segurança para as crianças.
Expulsá-los será contribuir para o reforço dos guetos em que vivem e da absurda socialização das crianças e jovens nesses guetos, afastando-as de processos educativos em que com grande esforço dos educadores se têm vindo a integrar e desenvolver satisfatoriamente.
Nas escolas portuguesas para além dos apoios indispensáveis a uma integração que oferece grandes dificuldades, seria importante que a orientação escolar apoiasse os jovens de etnia cigana na construção e consolidação da sua identidade vocacional e de projectos de vida autónomos.
Ana Maria Bettencourt

Comments:
eh um cigano com o 9ª ano de escolaridade é muito


morenita-ciga.hi5.com
 
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