Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

24.1.08
 
Morreu um Pioneiro, um Mestre e um Amigo
Teresa Vasconcelos*

Seu nome é o abraço
Profundo que nos liga[1]

Desde há largos anos que Joaquim Bairrão era uma referência, não apenas no campo da educação especial e da intervenção precoce, mas no campo global da educação de infância. É sobre o seu contributo para o desenvolvimento da educação de infância em Portugal que me irei debruçar. Não conseguirei ser muito objectiva. Primeiro porque estarei falando de um grande Amigo, uma referência fundamental no meu percurso profissional, de um mentor. Depois, porque me estarei referindo a um verdadeiro companheiro de jornada, nomeadamente quando fui Directora-Geral da Educação Básica entre 1996-99 e, posteriormente quando desenvolvemos o Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância de que ele foi o primeiro Presidente. Foi membro do Conselho Consultivo do Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar (1996-99), por mim coordenado, tendo, nessa qualidade, dado pareceres de extrema importância para o processo de expansão, nomeadamente quanto à Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar e à legislação sobre intervenção precoce.

Coisas tão subtis se elevam
E se tornam visíveis1

Falar sobre o contributo desenvolvido por Joaquim Bairrão no âmbito da educação de infância, é descrever um trabalho pioneiro. Muito antes de o poder político tornar a expansão e o desenvolvimento da educação pré-escolar uma prioridade sua (a partir de 1995), Joaquim Bairrão desenvolvia no Porto, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, um conjunto de estudos nacionais e internacionais (International Educational Achievement Preprimary Project; European Childhood Care and Education Project, etc.) alertando para a importância estratégica da educação pré-escolar como modo de colmatar as desigualdades sociais, intervir precocemente no desenvolvimento da criança, garantir a qualidade dos serviços prestados. Estes estudos forneceram dados fundamentais que permitiram a elaboração do Relatório Nacional que levou a que Portugal fizesse parte do estudo comparativo internacional da OCDE sobre “Educação e Cuidados para a Infância”. Os seus estudos sobre a qualidade das instituições pré-escolares foram pioneiros, tendo sido divulgados por todos os educadores portugueses no sentido de os incentivar a subir o nível de qualidade dos respectivos estabelecimentos que, pela qualidade então considerada média (72%), não conseguiam ter impacto significativo no desenvolvimento ulterior das crianças, sobretudo das mais carenciadas.
No fim desta viagem
De um tempo
A outro tempo. 1

Joaquim Bairrão deixa um grande vazio. Foi exemplar académico, grande lutador, um homem de visão. Tinha aquilo a que Alvin Toffler chama uma “visão de avião”: distanciada, prospectiva, que antecipava o tempo. Talvez pelo facto de, em tempos, ter sido aviador, e lhe fizesse tanta falta voar. Voou para uma dimensão que desconhecemos e não iluminamos. Mas deixou uma esteira de luz e pegadas fortes neste país, neste chão. Por isso, por muito que nos doa a sua ausência, ouso dizer que ele está presente.

___________________________________________
*Professora na Escola Superior de Educação de Lisboa

1 Versos do poema “ A Viagem” – Mª Isabel Barreno

Comments: Enviar um comentário

<< Home