Inquietações Pedagógicas
"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…" Jorge de Sena in Metamorfoses
16.1.08
Sísifo
A Unidade de I&D de Ciências da Educação acaba de editar a versão portuguesa do quarto número da Sísifo. Revista de Ciências da Educação, subordinado ao tema:
Conhecimento, decisão política e acção pública em educação (que pode consultar no seguinte sítio web: http://sisifo.fpce.ul.pt/)
Aa versão em inglês ficará disponível a partir do dia 21 deste mês.
Está também disponível a versão completa do número 3 da Sísifo (para download e/ou impressão).
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Responsável Editorial deste número: Luís Miguel Carvalho
Dossier temático (Conhecimento, decisão política e acção pública em educação):
João Barroso, Luís Miguel Carvalho, Madalena Fontoura e Natércio Afonso As Políticas Educativas como objecto de estudo e de formação em Administração Educacional
José Hipólito Lopes As Autonomias Imaginadas. A Autonomia como referencial da acção pública em educação
César Rufino Avaliação interna das escolas e circulação de políticas públicas num espaço educacional europeu
Graça Maria Jegundo Simões A Auto-avaliação das escolas e a regulação da acção pública em educação
Estela Costa Contributos para uma análise cognitiva da política de avaliação de professores
João Carlos de Matos Ribeiro A construção do papel do Presidente da Escola na regulação local das políticas públicas de educação
Clara Freire da Cruz Conselhos Municipais de Educação. Política educativa e acção pública
Carlos Pires A Construção de Sentidos em Política Educativa. O caso da Escola a Tempo Inteiro
João Macedo Faria A Vez e a Voz dos Pais. O associativismo parental em tempo de governança
Carla Cibele FigueiredoRedes sociais e políticas. O papel dos pais na genealogia das políticas públicas de educação sexual
Ana Pina A Imprensa Escrita e a Mediatização das Políticas Educativas
Recensões:
Fátima Antunes Recensão da obra “A Regulação das Políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores”, de João Barroso [org., 2006, Lisboa: Educa/Ui&dCE]
Conferências:
Jean-Louis Le Moigne Inteligência da complexidade. Os objectivos éticos da investigação e da intervenção em educação e formação não remetem para um “novo discurso do método de estudo do nosso tempo”?
Bernard Charlot Educação e Globalização. Uma tentativa de colocar ordem no debate
Outros artigos:
Ortenila Sopelsa O ensinar e o aprender no Ensino Fundamental. Um movimento interativo com a pesquisa