Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

1.2.08
 

Por uma escola democrática
Fala-se muito dos maus resultados da escola portuguesa. E abrange-se erradamente nesta avaliação todos os alunos. É falso. Sabemos que a escola portuguesa é boa, mesmo muito boa para os bons alunos. E mesmo para os alunos médios. Podia ser melhor? Claro que sim.
Mas o nosso principal problema consiste no facto de não conseguirmos ter uma escola, em regra, boa para os alunos que apresentam dificuldades e encontram numerosos obstáculos pelo caminho. Para os alunos que vão desistindo. Uma escola capaz de actuar aos primeiros sinais de dificuldades. Uma escola que em vez de rotular os alunos, seja capaz de transformar as suas dificuldades em desafios e de os motivar para aprenderem mais. Uma escola capaz de diferenciar estratégias de trabalho. Uma escola onde se aprenda a trabalhar e onde se trabalhe mais. Porque temos um número elevadíssimo de alunos que não tem condições para trabalhar em casa, nem quem os ajude, e o sucesso educativo não pode continuar a depender do apoio recebido em casa e das explicações.
A nossa escola não é uma escola democrática apesar dos esforços que têm sido realizados para que todos a possam frequentar e possam ter condições para aprender. Estamos a dar passos muito positivos, sem precedentes, no sistema de educação de adultos, para pagar a dívida que a democracia tem para com os que foram excluídos dos caminhos da educação, mas a escola básica e secundária tarda em adaptar-se aos desafios da democratização.
Um dos principais problemas da escola portuguesa é ser demasiado regulamentadora, e pretender dirigir-se a um aluno médio, deixando uma grande parte pelo caminho. Qualquer reforma que queira resolver os problemas de insucesso tem de tratar em primeiro lugar das condições de organização e dos apoios necessários para a criação de uma escola inclusiva, onde todos possam efectivamente aprender.
Ana Maria Bettencourt

Comments: Enviar um comentário

<< Home