Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

26.4.08
 


Telemóveis, MP3 e MP4 na sala de aula? Sim!
por Rui Teles - quarta-feira, 9 Janeiro 2008, 13:55

Computadores, telemóveis e MP3 são todos muito bem-vindos às aulas de Português da professora Adelina Moura"Ontem à noite, fartei-me de ouvir a 'setôra'. Era eu a lavar a loiça e a 'setôra' a ler o Sermão do Padre António Vieira!". O comentário é citado por Adelina Moura, professora de Português/Francês da "Secundária" Carlos Amarante, em Braga, como prova dos bons resultados que está a obter com a utilização das tecnologias móveis no ensino (vulgarmente conhecido por "m-learning"). Nas suas aulas - ao contrário do que acontece nas restantes -, telemóveis, MP3 e MP4 são muito bem-vindos. Ali, em casa ou na rua, os alunos podem ouvir as aulas da professora.O mais curioso é que os "podcasts" (gravações) de Adelina Moura, alojados na Net, já correm dezenas de salas de aulas do país, provando a utilidade das novas metodologias de ensino-aprendizagem."Se não os podes combater, junta-te a eles". Este foi o mote encontrado por Adelina Moura para amudança nos métodos de ensino. "Por mais que se proíba, é impossível impedir a entrada de telemóveis e MP3 nas salas de aula. Então, por que não tirar partido deles?", questionou.Tão depressa pôs a questão como depressa arranjou uma boa tese de doutoramento, que está a desenvolver no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. E para "cobaias" da sua experimentação não podia ter encontrado melhor do que os alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Manutenção Industruial e Electromecânica."É uma turma onde mais de 50% dos alunos têm duas e três repetências, pois têm dificuldades de aprendizagem. A motivação para eles é fundamental, há que arranjar formas de os prender e de não faltarem às aulas", explicou a professora.Adelina Moura aproveitou a existência de 14 computadores portáteis na escola para utilizá-los na sala de aula. Em casa, a docente grava a leitura dos textos e todos os comentários e explicações sobre os temas em estudo. São os chamados "podcasts", que mantém disponíveis a quem os quiser ouvir no sítio discursodirecto.podomatic.com.Para os seus alunos, criou um espaço próprio na Net, intitulado "Geração Móvel" (geramovel.googlepages.com/podcast)."Ali os alunos têm os textos e os comentários gravados, além de um conjunto de actividades que lhes são propostas. Eles ouvem e realizam os exercícios ao seu próprio ritmo de aprendizagem", explicou.Normalmente, os "podcasts" são descarregados apenas por um dos alunos que, depois, passa aos restantes utilizando o "bluetooth" do telemóvel."Em casa, podem ouvir tudo a partir da Net ou do telemóvel ou MP3. E podem ir passear e, pelo caminho, ouvir os textos e as explicações da professora. O objectivo é aprender numa sala sem muros e numa disciplina sem horários", comentou Adelina Moura.Embora a professora também utilize os métodos tradicionais, prefere, com aqueles alunos, recorrer mais às tecnologias. "Com o método tradicional, eles parecem atentos, mas estão longe. Com estas novas tecnologias, são mesmo obrigados a mostrar trabalho", concluiu.Fernando Basto, Pedro Correia
Responder

Re: Telemóveis, MP3 e MP4 na sala de aula? Sim!
por Pedro Alexandre O. Resende - quinta-feira, 7 Fevereiro 2008, 14:15

De facto é de louvar a iniciativa e coragem desta professora. Certamente estará a ser "enxotada" pelos professores que não se abrem a estas tecnologias. No fundo está a utilizar as TIC como forma de motivação para os alunos problemáticos, que também se pode utilizar para quaisquer outros alunos. De facto é este o caminho a seguir, como a professora diz "Se não os podes combater, junta-te a eles", e no fundo é esse um dos princípios fundamentais da utilização das TIC a níveis metodológicos. Outra frase que gostei imenso foi "O objectivo é aprender numa sala sem muros e numa disciplina sem horários". Na realidade parece que muitos alunos sofrem de "claustrofobia" nas salas de aula, e vêm-na como uma prisão e não como um espaço propício ao ensino. Principalmente em idades problemáticas como a adolescência, este é o caminho a seguir para um melhor aproveitamento, e quem sabe para tentarmos atingir um dos maiores níveis de Q.I. da Europa ...lol... Continuem assim e acreditem que os nossos ministros não poderão culpar mais os alunos dos fracos resultados. Continue a colocar questões como estas, acredite que para nós que estamos numa Escola Superior de Educação é muito bom saber de todas estas metodologias.

Etiquetas:


Comments:
I will in no way fail to remember our Nike Air
Max and our football workforce. It truly is the 1st time that the designer took
element in the items publicity.

Here is my blog ... cheap air max
 
Enviar um comentário

<< Home