Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

1.6.08
 

Dia Mundial da Criança- Inquietações

Dia Mundial da Criança- quantos direitos por cumprir!

Apesar dos progressos, quantas crianças vivem em condições inaceitáveis!

Progredimos ao nível da melhoria do acesso à saúde e à educação, mas a nossa sociedade continua ainda indiferente a muito sofrimento, pobreza , exclusão educativa e social!

Temos hoje muito mais lugares na educação pré-escolar, mas não são ainda suficientes!

Temos hoje lugar para todos no ensino básico, mas não temos uma Educação Para Todos !
Porque a escolaridade cuja frequência é obrigatória, não é capaz de fazer com que todos aprendam! Porque a escolaridade cuja frequência é obrigatória, não é capaz de apoiar adequadamente todos aqueles que encontram dificuldades pelo caminho e a acumulação de insucessos leva muitos jovens a abandonarem muito cedo a escola, sem qualificações para enfrentar a vida profissional! Porque na maioria das escolas não há capacidade de organização para uma actuação ao primeiro sinal de dificuldade!

Existem Comissões cuja missão é proteger crianças e jovens, mas são muitas as crianças que ficam entregues a problemas tremendos enquanto para as comissões não é claro a quem compete resolver esses problemas....

Enquanto se continuar a considerar que a responsabilidade pela resolução dos problemas das crianças compete ao OUTRO, seja ele pai, mãe, professor, autarca, membro de uma comissão de protecção, ministério, os direitos da criança estarão longe de ser cumpridos!
Porque falta uma responsabilidade social que tem de ser assumida, sem adiamentos, por todos!
Ana Maria Bettencourt



Comments: Enviar um comentário

<< Home