Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

25.6.08
 

Os exames e a mentalidade de Fado
Creio que em nenhum outro país as pessoas têm tanta falta de auto-estima!
Com excepção do futebol que queremos sempre ganhar, adoramos ser maus....e, se por acaso as coisas mudam, o primeiro gesto é duvidar ......
Há uns anos, uma dinamarquesa que conheci, dizia-me que a grande diferença entre a escola portuguesa e a escola dinamarquesa era que na Dinamarca eles perguntavam aos alunos o que já sabiam e em Portugal perguntava-se sobretudo o que não sabiam.....em Portugal o bom professor não era aquele que fazia com que os alunos aprendessem mas sim aquele que descobria o que eles ainda não sabiam!
A fazer fé no que grande parte da Comunicação Social vai afirmando, a maioria dos alunos têm de ter maus resultados para os exames serem credíveis! No passado é que era bom! Quantos mais chumbassem melhor!
É possível que os exames estejam diferentes, mas o que me preocupa é que não se discutam as competências atitudes e saberes que os exames avaliam ou deveriam avaliar, mas sim se são demasiado fáceis. Quais os critérios para avaliação dos exames?
Quantos excelentes alunos não conseguiram seguir a profissão que queriam porventura porque os exames não avaliavam convenientemente as suas competências ! Teriam dado provavelmente excelentes médicos!
É cedo para que os programas de formação surtam efeito? é porventura verdade, mas se aliarmos esses programas ao facto de as escolas treinarem hoje os alunos para as provas e promoverem o desenvolvimento de competências a esse nível, se aliarmos ao facto de as escolas públicas cada vez mais definirem metas para a melhoria das aprendizagens e resultados escolares e trabalharem nesse sentido, então talvez se considere normal a melhoria dos resultados. É assim que fazem os países que obtêm melhores resultados nos testes internacionais e grande pare das escolas privadas!
Ana Maria Bettencourt

Comments:
Não vale a pena tentar "tapar o sol com a peneira".

Porque não teceu estes considerandos, nos exames e provas anteriores!?
 
Enviar um comentário

<< Home