Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

16.7.08
 

Educação para Todos
Desde o início da década de 90 do século passado, que a Unesco lidera um movimento mundial designado por Educação para Todos, com o qual se pretende que todas as crianças tenham acesso à educação, uma educação inclusiva em que todos aprendam efectivamente.
Em Portugal todas as crianças são obrigadas a ir à escola, mas apesar de grandes progressos realizados, a escola ainda não garante que todas tenham condições para aprender. Com efeito ainda não temos uma educação em que todos os alunos sejam eficazmente apoiados ao primeiro sinal de dificuldades, sendo muitos percursos escolares perturbados e abandonados precocemente.
Em muitos dos discursos dos últimos dias não tem existido capacidade de olhar para as escolas que temos, e reconhecer os seus progressos e esforço dos professores e famílias. Insiste-se em ver facilitismo em tudo, muitas vezes porque se sonha com um passado em que a escola era para muito poucos. As repetências que se insiste em considerar como o símbolo mais representativo da exigência, são efectivamente a forma mais fácil de tratar as dificuldades de aprendizagem. A fórma mais exigente passa por aumentar o tempo de trabalho dos alunos na escola, o esforço pedido aos alunos e o enquadramento realizado pela escola.
Enquanto o sucesso educativo depender das explicações não teremos uma Educação para Todos.
Ana Maria Bettencourt

Comments: Enviar um comentário

<< Home