Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

13.9.08
 

Ainda o insucesso escolar
Nos últimos dias falou-se muito em insucesso escolar...para a maior parte o "chumbo" surge como uma inevitabilidade e um instrumento de justiça. E no entanto se quem escreve e fala fosse analisar o que se passa em grande parte dos países europeus verificava que não é uma estratégia nem para aprender mais, nem para motivar para o trabalho .
No caso português, o "chumbo" é, com frequência, um instrumento de exclusão .
Nos países da OCDE onde os sistemas educativos são considerados mais eficazes não existem retenções.
É confrangedor constatar a incapacidade de olharmos de outro modo para os percursos dos alunos. Para o modo como são regulados, apoiados. Para o modo como afastam tantas pessoas dos caminhos da educação e da cultura!
O insucesso escolar é, em grande parte, um falhanço da escola, ao não ser capaz de promover as aprendizagens de todos os alunos e continuar organizada só para uma parte.

Os alunos trabalham pouco e têm de trabalhar mais sobretudo na escola e nas aulas. As aulas têm de ser (e já são muitas vezes) lugares de trabalho e aprendizagem...não podem ser lugares onde se ouve para depois se trabalhar em casa.

Algumas estratégias para combater o insucesso escolar :
•Intervir de modo intensivo ao primeiro sinal de dificuldade; acompanhar sistematicamente os alunos de risco ,
•Evitar as rupturas/descontinuidades nos percursos escolares
•Desenvolver formação de professores em técnicas de apoio, importância da avaliação formativa
•Melhorar a comunicação escola-família,
•Medidas especiais de apoio aos alunos migrantes (formação dos professores nesse sentido),
•Dar prioridade ao pré-escolar e à educação de base
• Medidas de discriminação positiva,
•Reforçar a avaliação nacional das competências adquiridas no ensino básico,
•Definir metas e apoiar os estabelecimentos de ensino com piores resultados.

(Propostas retiradas de :
En finir avec l’échec scolaire , OCDE
DIX MESURES POUR UNE ÉDUCATION ÉQUITABLE
Simon Field, Malgorzata Kuczera, Beatriz Pont)


Ana Maria Bettencourt

Comments:
Um sociólogo francês falou de genocídio pedagógico a propósito de retenções...e em fança são bem menos do que em Portugal.
Mas dá jeito quando não se quer ver que a escola faz parte do problema
 
O mundo está louco! queriam agora que os alunos passassem sem saber a matéria ? e os outros que estudam? como fazem nos países onde não existem chumbos?
 
Já querem falsear as estatísticas e passar quem não sabe? Dizem que é assim na Finlândia e na Suécia? não dá para acreditar!É por isso que os Suécos e os Finlândeses são uns ignorantes!
 
O que eu acho extraordinário nestes últimps comentários (e em muitos outros que têm surgido na comunicação social) é esta visão da escola como sucessão de barreiras que só os "melhores" conseguem vencer, assim como as corrida de obstáculos dos cavalos...Nesta visão,aprender é quase um castigo, estudar uma condenação! E se não for assim ? Se aprender for uma tarefa natural do crescimento, do desenvolvimento - qualquer bebé saudável quer desenvolver-se não é? qualquer criança gosta de aprender não é ? Na verdade, qualquer pessoa, que não tenha adquirido bloqueios e receios, gosta de aprender e de se esforçar por aprender. Precisa de ajudas, por vezes, de apoios, de quem lhe facilite a tarefa, tornando-a mais clara,por exemplo. É isso que suecos (sem acento, meu caro anónimo) e finlandeses (idem e já agora, também, sem maiúscula, anónimo sabido) e tantos outros "ignorantes" procuram fazer.
 
Todos sabemos que o chumbo obriga a estudar ...e têm o castigo que merecem...deixem-se de histórias
 
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