Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

10.9.08
 
O MEM

O MEM

Movimento da Escola Moderna

O XXX Congresso

O Movimento da Escola Moderna acaba de realizar o seu 30° Congresso em Tomar, entre os dias 23 a 26 de Julho.

Os Congressos do MEM destinam-se à apresentação de relatos de práticas profissionais e de investigação levadas a cabo no seio do movimento e à reflexão sobre os grandes temas do ensino e da formação

O Congresso constitui sempre o grande momento de avaliação e de debate do trabalho realizado ao longo do ano lectivo nos mais variados contextos escolares, na formação de professores e na investigação, assumindo-se o princípio de que reflectir e avaliar com os pares se torna indispensável para melhorar e aprender com o trabalho desenvolvido, projectando-o no futuro.

Estes momentos de encerramento do ano escolar são também uma das formas de concretização de um dos eixos fundamentais da reflexão e da intervenção pedagógica desta associação: a autoformação cooperada entre pares, baseada na ideia de cooperação, de autonomia, de vivência democrática, de produção cultural e de intervenção social.

Ao longo dos quatro dias do Congresso, professores e investigadores apresentaram comunicações e relatos de práticas e dinamizaram quatro sessões plenárias que contemplavam os diferentes graus de ensino - do pré-escolar ao ensino superior - e múltiplas áreas curriculares, sendo abordados temas como o desenvolvimento de competências na matemática e na escrita/leitura, a educação para a ciência, a educação estética e artística, o desenvolvimento sócio-moral, a luta contra a exclusão na escola e a organização social das aprendizagens.

Quem é o MEM em Portugal?

O Movimento da Escola Moderna é uma Associação Pedagógica de Professores e de outros Profissionais da Educação. Criado nos anos 60, a partir do trabalho iniciado por um grupo de promoção pedagógica e de aperfeiçoamento profissional de professores, foi formalizado juridicamente em 1976.

O MEM tem como principal finalidade a formação permanente dos seus associados, em sistema de autoformação cooperada, bem como a animação pedagógica e a formação destinada a muitos outros professores e escolas. Paralelamente, pela interacção entre professores de todos os graus de ensino com outros profissionais da educação e em parceria com Associações Pedagógicas e Instituições Universitárias, vem desenvolvendo novas propostas de educação escolar e de formação democrática, integradas nas práticas profissionais dos seus associados, que são difundidas, desde 1974, na Revista Escola Moderna e em múltiplas actividades públicas.

Constituído por muitos profissionais, encontra-se hoje espalhado pelo país e organiza-se em 17 Núcleos Regionais. Através destes Núcleos desenvolve anualmente um Plano de Formação, que se concretiza quer através de acções integradas nas estruturas de autoformação, quer no quadro da formação contínua de professores — formação acreditada — promovida pelo Centro de Formação do MEM.

Colabora sistematicamente com um largo número de Centros de Formação de Professores, de Câmaras Municipais e de Instituições de Investigação e de Ensino Superior, por via de protocolos de cooperação formalizados com essas entidades (Consultar: www.movimentoescolamoderna.pt).

E a Escola Moderna no Mundo?

Em França, a Escola Moderna está representada pelo ICEM (Institut Coopératif de l'École Moderne), fundado por Freinet que o dirigiu até à sua morte em 1966. Depois da morte de Freinet o ICEM afastou-se progressivamente das ideias de Freinet passando a receber diversas influências e assumindo, a partir de uma matriz comum com alguma identidade, orientações diversificadas (Consultar: www.icem-freinet.info/icem.info).

O ICEM tem como objectivo e base de trabalho a investigação e inovação pedagógicas, a difusão da pedagogia Freinet através da organização de estágios, a concepção e experimentação de instrumentos e materiais pedagógicos e a edição de publicações de educação.

A FIMEM (Fédération Internationale des Mouvements de l'École Moderne) fundada em 1957, agrega mais de cinquenta movimentos nacionais com especial relevância para os dos países francófonos, os dos países do Sul e Centro da Europa e da América Latina e organiza todos os dois anos um congresso internacional (RIDEF) em que os professores e investigadores se reúnem para formação e troca de ideias e práticas. A próxima RIDEF está a decorrer no México entre 25 de Julho e 3 de Agosto (Consultar: http://www.freinet.org/).


* Texto elaborado por Maria José Rau a partir dos "sites" do MEM, do ICEM e da FIMEM e do comunicado de imprensa do XXX Congresso.

Publicado no Jornal de Letras - Educação Julho 2008

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