Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

21.10.08
 

Lesson Plans de novo

Outra crónica que nos aproxima de colegas e de escolas de tão longe…
http://lessonplans.blogs.nytimes.com/


Growing Pains and Great Expectations, por Caitlin Corrigan, professora do 4º ano numa escola pública de Nova Orleães.

Eis um testemunho interessante que deixa entrever alguns dados comuns aos nossos ambientes de escolas em áreas metropolitanas.
Como conhecemos estes comportamentos, estes resultados escolares! Como nos podemos reconhecer! Como sabemos as diversíssimas tarefas que rodeiam o espaço nuclear dos actos pedagógicos!
E agora, sublinhar o que é para mim o cerne deste testemunho: o de que o olhar sobre a prática quotidiana, ao mesmo tempo reforça e desafia o professor, porque lhe oferece uma perspectiva sobre a sua própria acção. Não é o que chamamos na gíria profissional a prática reflexiva? Diz ela: “standing in the middle of my room trying to picture how in the heck I could make things better for my students and me in the coming quarter”
E, tal como na crónica que comentei outro dia, que maneira precisa, pertinente e ao mesmo tempo envolvente, de descrever o que se passa e o que se faz. Até na referência a um seminário de formação dos professores no início do ano lectivo, em que se procuram o/s sentido/s da profissão.
Realmente, é indispensável pensar (desculpem o simplismo…) !

Maria José Martins

Comments: Enviar um comentário

<< Home