Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

16.11.08
 

Bons Professores

Um dia destes um professor dizia-me que quando tinha acabado o curso (de História) sonhava com salas de alunos que ouviriam com interesse as suas aulas. Tenho a certeza de que eu gostaria de assistir às aulas deste professor, competente e amante da sua disciplina.
Colocado numa escola de periferia, cedo se confrontou com falta de interesse dos alunos e um aproveitamento insatisfatório de uma grande parte. Não se conformou com a situação e foi mudando os métodos de trabalho e organizando as aulas, de modo a obrigar todos os alunos a estudarem e aprenderem mais. O que exigiu muito esforço da sua parte para a elaboração de uma organização diferente, diferenciada, e de um acompanhamento sistemático para os alunos ultrapassarem dificuldades, serem mais responsáveis e não desistirem .
Mais do que se preocupar com melhorar as notas, preocupa-se em garantir que os alunos aprendam. Não fica à espera que estes procurem apoio na família ( porque esta em geral não o pode/não sabe fazer).


Este bom professor, não o seria no entender de Vasco Pulido Valente. Na sua crónica de ontem no Público, revela mais uma vez que não faz a menor ideia do que é uma escola de hoje, (após a democratização do acesso ao ensino) e continua a defender o modelo de escola e o "bom professor" do passado, quando o ensino se dirigia a uma minoria interessada, sem dificuldades para aprender, porque os outros iam ficando pelo caminho. (Na véspera, na TVI, a ignorância que revelou em matéria de educação era confrangedora!)
Quando o professor, a que me referi aqui, se esforçou por "transmitir a paixão de aprender", uma grande parte dos seus alunos não aprendeu.....hoje contribui de forma activa para que os alunos aprendam efectivamente, desenvolvam hábitos e gosto pelo trabalho, e melhorem as notas.
Felizmente há muitos professores como este. Esta reconversão dos professores é muitas vezes difícil, mas é muito positiva para os professores e sobretudo para os alunos.
O bem-estar dos professores hoje, dimensão importante das escolas está inevitavelmente associado ao facto de os alunos aprenderem.
Ana Maria Bettencourt



<< Home