Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

16.11.08
 
Ciclo de encontros "O Poder do não Desapontamento".
CONVITE

No próximo dia 20 de Novembro, 5.ªfeira, inicia-se o ciclo de encontros denominados "O Poder do não Desapontamento".
No âmbito do Projecto Escola Criativa – Câmara Municipal de Cascais / Departamento de Educação e do Serviço Cultural e Educativo - Fundação D. Luís I, vai realizar – se um ciclo de três espaços de reflexão e discussão em torno de um projecto de acção-formação.
O Projecto Escola Criativa assume-se como ponto de partida para uma reflexão contextualizada. Um percurso que se coloca em discussão através de um processo que se pretende partilhado entre diferentes intervenientes e sob diferentes perspectivas.
Trata-se de um projecto de acção-formação, de intervenção local, dirigido a educadores, professores do 1º Ciclo e monitores, com um percurso desenvolvido ao longo de 8 anos no Centro Cultural de Cascais, em parceria com a Fundação D. Luís I e o Centro de Formação de Professores de Cascais.
Este ciclo pretende reflectir sobre a articulação entre Arte e Educação e evidenciar o papel da Criatividade no processo ensino-aprendizagem.
A organização de cada espaço propõe uma abordagem distinta que integra conceitos e práticas: Apresentação do Projecto Reflexão e Discussão de conceitos Partilha de experiências, tendo como denominador comum o projecto Escola Criativa.
No final deste ciclo será feito o lançamento da brochura – Projecto acção - formação Escola Criativa Um percurso em construção
De salientar a presença de Ana Mae Barbosa, a principal referência no Brasil para o ensino da Arte na escola, que em conjunto com os outros intervenientes permitirá:
- Uma procura de registos significativos
- "Olhar de novo" para a relação entre Arte e Educação
- Estabelecer uma relação de construção com a Mudança
Numa acção interna… O Poder do Não Desapontamento.

AGENDA
17h – Recepção
17h10 – Filme: "Vue Portraits"
- é um projecto em torno da visão e da memória visual, série de retratos de duração variável em composição de múltiplas projecções. Nestes retratos a imagem evocada pelo modelo sobrepõe-se à imagem do rosto. As "janelas" foram filmadas durante o encontro "Dançar o que é nosso" em Lisboa, com performers vindos de diversos países do mundo.
Luciana Fina
17h15 – Apresentação e Caracterização do Projecto
17h45 – Intervalo / Café
18h – Actividades / Monitorização / Impacto
18h30 – Comentário João Barroso
Debate

Comments: Enviar um comentário

<< Home